Juventude Revolucionária
Sendo um dos setores mais revolucionários da sociedade a juventude não poderia deixar de ter um papel essencial em um partido operário revolucionário como o PCO
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
WhatsApp Image 2020-10-13 at 14.54.34
Militante da AJR, juventude do PCO em um ato pelo fora Bolsonaro. | Diário da Causa Operária

O Partido da Causa Operária possui muitos jovens em sua militância, em comparação às outras organizações de esquerda pode ser considerada o partido da juventude. Os militantes jovens não só organizam a Aliança da Juventude Revolucionária como são membros da direção do partido, da coordenação do Coletivo de Mulheres Rosa Luxemburgo, do Coletivo de Negros João Cândido, organizam conselhos populares, comitês de luta e são candidatos em importantes cidades nas atuais eleições. Em todos os âmbitos da política do Brasil a juventude do PCO se encontra na linha de frente da luta.

Lenin em seu discurso ao Terceiro Congresso das Juventudes Comunistas da Rússia disse que “é justamente a juventude a incumbida da verdadeira tarefa de criar a sociedade comunista”. Neste momento ele se referia aos jovens à sua frente que construiriam a sociedade no primeiro Estado operário da história, a União Soviética. Lenin destacava o caráter da juventude naquele momento, contudo o próprio líder da Revolução Russa é um exemplo desse caráter revolucionário em geral, ele própria começou sua militância aos 17 anos e chegou a ser expulso da universidade por organizar o movimento estudantil.

Ao se analisar a história da maior parte dos revolucionários é perceptível sua luta desde a juventude, Marx e Engels escreveram o Manifesto Comunista antes dos 30, Rosa Luxemburgo ingressou no Partido do Proletariado com 15 anos, Trotski já havia sido líder do Soviete de Petrogrado com apenas 25 anos na revolução de 1905, toda a liderança da guerrilha cubana era composta de jovens e o principal revolucionário na cidade Frank País foi assassinado pela ditadura Batista com apenas 22 anos. No Brasil Luís Carlos Prestes liderou a coluna que ganhou seu nome com apenas 26 anos, Marighela ingressou no PCB com 22 anos e Mario Pedrosa ingressou com 26 anos.

Sendo assim o PCO segue a tradição agrupando para sua política revolucionária um setor cada vez maior da juventude. Na atual conjuntura de pandemia de Covid-19 o programa da AJR se destacou em relação a todas as outras organizações de jovens da esquerda em sua quase totalidade capitularam frente aos dois principais ataques da burguesia, o ensino a distância e a volta às aulas presenciais. A AJR luta contra ambos esses ataques nacionalmente criando comitês de luta estudantis que visam organizar greves de estudantes em todo o país, como já vem fazendo no Distrito Federal e Goias desde julho.

Não só isso como a juventude participa das mais importantes atividades do partido chegando a ter candidatos  à prefeitura de importantes capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Maceió assim como a diversos outros cargos por todo o Brasil. Os jovens não são uma ala segregada que presta serviço aos velhos militantes que são quem de fato dão as cartas no partido, como é comum na esquerda pequeno burguesa, mas participam ativamente em todas as instâncias com afinco sendo uma importante e combativa parcela do partido.

O juventude tanto como estudantes tanto quanto parte da classe operária é um dos setores mais revolucionários da sociedade e portanto um dos setores mais importantes de um partido operário revolucionário como o PCO. A aliança operário estudantil foi protagonista dos eventos mais revolucionários do ultimo século, seja na França em maio de 1968 ou nas mobilizações que botaram abaixo a ditadura militar no Brasil.

A juventude do PCO segue esta tradição se organizando e se mobilizando, segue na luta pelo fora Bolsonaro e todos os golpistas, na luta pela restituição dos direitos políticos e pela candidatura de Lula. E como disse o camarada Lenin, segue “incumbida da verdadeira tarefa de criar a sociedade comunista.”

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas