Universidade de férias
Curso “O que foi o Stalinismo – Uma análise marxista” é um grande sucesso! O maior e melhor curso com ponto de vista marxista do Brasil!
Stalinismo
Inscreva-se já! | Foto: Arquivo PCO
Stalinismo
Inscreva-se já! | Foto: Arquivo PCO

Enquanto a pandemia serviu de desculpa para a esquerda ficar a reboque do regime burguês, nada e ninguém parou o Partido da Causa Operária (PCO). Além dos atos da campanha Fora Bolsonaro e em defesa da candidatura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, o PCO apresentou a proposta revolucionária de fazer um curso desmistificando o stalinismo para mais de 1.000 pessoas.

O número de 1.000 pessoas permite dizer que este é o maior curso com viés marxismo da história dos países onde não foi instaurado estado operário. Mais do que o valor simbólico, a grande aderência ao curso mostra claramente o interesse da população nas pautas da esquerda e na confiança do público nas formações propostas pelo PCO. Também é notável o crescimento do Partido, fruto de uma leitura correta da situação real, de grandes debates internos, de um programa e uma luta ativa na defesa da classe trabalhadora.

O curso de férias sobre o stalinismo, não é algo que simplesmente “caiu do céu”, mas o resultado de uma longa tradição de atividades de formação do Partido. O tema, extremamente polêmico e muito mistificado, tanto pela direita quanto pela esquerda, apresenta o tema em altíssimo nível, tudo explicado de maneira minuciosa e com linguagem simples e objetiva pelo companheiro Rui Costa Pimenta.

Confira abaixo alguns relatos de participantes do curso:

“Rui tem um conhecimento histórico absurdo. Com uma análise crítica bastante profunda.”
– Ricardo, bibliotecário da Bahia

“O curso está sendo um “mix” de aprendizados que eu não imaginava antes de começar. A cada aula é uma coisa nova que você não fazia ideia, tanto no período abordado no curso quanto no presente, já que tem muita coisa atual que o companheiro Rui fala que, por meu pouco tempo de militância, eu não fazia ideia que tinha acontecido. O companheiro tem uma ótima didática, além da capacidade de fazer umas conexões que facilitam muito a compreensão de temas mais enroscados.

O curso é uma prova de como, no final das contas, não sabemos de nada e somos impedidos de saber, assim como é uma oportunidade de consertar isso. A história explicada pelo marxismo é uma volta de 180° com direito a ficar tonto, um tapa atrás do outro que não te dá tempo nem pra respirar. Todos os cursos e aulas do PCO que tive acesso transformaram (e ainda transformam) o mosaico bagunçado na minha cabeça em uma imagem cada vez mais clara de qual caminho seguir e o porquê seguir, assim como esse curso sobre o stalinismo.

A desmistificação de fenômenos como o stalinismo é necessária pra todos que estiverem dispostos a vê-la. Estamos sempre aprendendo e, consequentemente, testando e reafirmando nossas posições em diversas situações diferentes, inclusive no passado. Rever ou aprender algum conceito e aplicá-lo no presente, comparar situações, tirar dúvidas, tudo isso é proporcionado pelo curso, inclusive com os grupos de discussão aos domingos. Eu geralmente não tenho muitas dúvidas, o que talvez possa ser até por conta da pouca bagagem teórica que tenho, mas mesmo assim faço questão de participar das reuniões porque sempre posso me deparar com algo que não dei muita atenção.

Enfim, o curso é maravilhoso. Esclarece muita coisa tanto sobre a época quanto sobre o presente. Explica como o stalinismo surgiu, como agiu, como acabou e como os seus resquícios influenciam nos dias de hoje. E olha que é só a primeira parte rs…”

– Júlia, estudante do Rio Grande do Sul

“O curso “O que é o stalinismo?” está me esclarecendo não somente sobre o que era o fenômeno que surgiu na União Soviética, mas também está deixando muito claro o que é a burocracia no movimento operário, no estado e até nas empresas privadas.

Sobre o stalinismo em si, o curso demonstra o que ocorreu a partir de uma vasta pesquisa nos dados materiais, nas polêmicas e escritos da época, o que proporciona um ponto de vista material do que aconteceu de fato. Fica claro que o papel da burocracia foi extremamente negativo e levou ao fim do estado operário.”

– César, militante do PCO em São Paulo

“É importante um curso ministrado por um partido verdadeiramente marxista. É o melhor curso sobre quem foi Stálin e a burocracia da URSS! A linguagem utilizada é bem clara e a explicação é minuciosa e precisa. A universidade de férias do PCO é uma grande vitória da classe trabalhadora e um passo importante pra construção do partido revolucionário.”

– Ártus, professor da Bahia

“Surpreendente! Pela primeira vez um curso que entra nos detalhes históricos dos eventos mais dramáticos do século XX: a Revolução Russa. Podemos agora entender os acontecimentos que levaram Stálin ao poder, o avanço da burocracia, e o golpe que isso representou para a classe trabalhadora. Para a esquerda é mais um mito que cai, felizmente.”

– Mauro, simpatizante do PCO em São Paulo

“O curso “O que foi o Stalinismo” da 46ª Universidade de Férias do Partido da Causa Operária já se tornou o maior curso de formação política e marxista da esquerda mundial com mais de 1200 inscritos e outros 500 interessados. É uma rara oportunidade para compreender no detalhe o que aconteceu na Rússia desde a revolução de 1917, a construção do primeiro Estado operário, a luta interna no partido Bolchevique e pelo poder na União Soviética, a ascensão da burocracia stalinista, a colaboração com imperialismo, a sabotagem de inúmeras revoluções operárias até o desmoronamento da União Soviética. Um curso, de fato, imperdível.”

– Eric, bancário da Bahia

“O curso é rico e muito detalhado, o que facilita a apreensão de um conteúdo tão rico. O estudo do stalinismo joga luz sobre os dilemas políticos dos dias de hoje. Sem dúvida, realizar um curso é um investimento ímpar e de grande valia.”

– Dimitri, professor de São Paulo

Se você ainda não se inscreveu no curso sobre o stalinismo, não perca a chance. Inscreva-se já no sítio universidademarxista.pco.org.br. O sítio conta com todas as aulas ministradas gravadas em vídeo e grande biblioteca com, até mesmo, textos raros e que ajudam a entender, melhor ainda, os conteúdos ensinados.

Relacionadas
Send this to a friend