Siga o DCO nas redes sociais

Intensificar a luta política
O acerto da mobilização nos bairros operários
Mobilizar os bairros operários é nesse momento a tarefa mais importante para a esquerda
mutirão vargem grande
Intensificar a luta política
O acerto da mobilização nos bairros operários
Mobilizar os bairros operários é nesse momento a tarefa mais importante para a esquerda
Militantes do PCO fazendo o trabalho no bairro da Vargem Grande, em São Paulo. Imagem: DCO.
mutirão vargem grande
Militantes do PCO fazendo o trabalho no bairro da Vargem Grande, em São Paulo. Imagem: DCO.

Estamos completando 3 semanas desde que começou a política de isolamento social no Brasil, e a maioria da esquerda ainda não implementou um plano de ação para resolver a crise. O Partido de Causa Operária, em contra partida, lançou, logo na primeira semana, um plano de mobilização nos bairros populares.

A campanha de mobilização nos bairros transformou os mutirões de domingo, realizados em lugares com grande aglomerações no domingo, em ações de bairro, onde os militantes vão de porta em porta conversar com os moradores levando a política do PCO para enfrentar a crise e propondo a formação de comitês de bairro. Duas cidades já mostraram o resultado direta dessa política, São Félix do Coribe (BA), e Blumenau em (SC).

A direita está aproveitando a inatividade da esquerda e o vírus para fechar o regime. Sábado, o Ministério Público deu início a um processo que pode caçar o registro eleitoral do Partido das Trabalhadores, simplesmente um dos maiores partidos de esquerda do mundo.

A política de repetir o lema da burguesia “fique que em casa” e esperar que o governo resolva a crise está deixando os trabalhadores sem ter a quem recorrer, e dando carta branca para a direita tomar o controle da situação por completo.

Leia Também  A esquerda não pode fugir das ruas

Educação a distancia, expulsão de estudantes da moradia estudantil, corte do bilhete universitário, demissões, destruição do que restou das leis trabalhistas. Tudo isso está sendo feito para salvar a burguesia enquanto os trabalhadores continuem a ir trabalhar meio a pandemia, os hospitais sem leito e com penúria de equipamentos adequados de saúde.

Alguns setores da esquerda está realizando mutirões para entregar cestas básicas nos bairros. Essa iniciativa, por mais que seja louvável, não é o suficiente e joga a esquerda para escanteio, pois, ao invés de propormos uma política e um plano de ação aos trabalhadores para derrubarmos o governo, nos empenhamos em tentar mitigar os estragos do mesmo, uma política de tirar água de barco furado.

Precisamos imediatamente intensificar o trabalho político nos bairros populares. A luta política está mais urgente do que nunca. O que está em jogo é a vida de milhões de trabalhadores e a aniquilação da esquerda.

 



Share via
Copy link