Futebol brasileiro sob ataque
Para técnicos de futebol estrangeiros, a imprensa imperialista solta fogos e confetes; para profissionais brasileiros, desmoralização e ataques
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Domenec Torrent
Domènec Torrent, novo técnico do Flamengo, chegando ao Rio de Janeiro | Foto: Reprodução/CNN

No último dia de julho (31) os dirigentes do Flamengo anunciaram em um comunicado enviado para sócios-torcedores que o treinador catalão Domènec Torrent havia assinado com o time rubo-negro um contrato válido até dezembro de 2021, e chegaria ao Brasil com três outros espanhóis, o auxiliar técnico Jordi Guerrero, o analista de desempenho Jordi Gris e um preparador físico. De acordo com o Globo Esporte, Torrent e sua comissão vão receber, ao todo, 2,25 milhões de euros (cerca de R$ 13,7 milhões na cotação atual), além do salário o técnico terá bônus de premiações por metas.

Nesta segunda-feira (3), o novo técnico estrangeiro do Flamengo desembarcou no Rio de Janeiro na parte da manhã, e seguiu para o Ninho do Urubu, onde dará a primeira entrevista coletiva e ter o primeiro contato com os jogadores. No aeroporto alguns torcedores já esperavam a chegada de Domenèc Torrent. O vice presidente de futebol, Marcos Braz disse em entrevista para a FLA TV que a escolha foi feita pelo histórico do técnico, e pelo trabalho que fez e participou nos últimos 10 anos entre os maiores clubes do mundo. Sobre a personalidade de Torrent, Braz diz: “ele é calmo, não é de estourar, eu acho que ele é o que a gente tá precisando, acho não, tenho certeza que é o que a gente tá precisando”

Após o anuncio e a confirmação da saída do ex-técnico do Flamengo Jorge Jesus, a imprensa capitalista principalmente a Rede Globo, começaram sua intensa campanha contra o futebol brasileiro e praticamente definiram que o novo técnico do clube, que é o favorito para ser campeão do Brasileirão, Copa do Brasil e da Libertadores, tinha que ser outro estrangeiro e até criaram uma lista de nomes. A atitude de tais conglomerados de imprensa, são apoiados pelos grandes capitalistas, patrocinadores e por uma burguesia fascista brasileira, que sempre fizeram campanha e agiram contra técnicos de futebol brasileiros, ainda mais se forem negros.

A “preferencia” por técnicos estrangeiros é parte de uma politica da imprensa burguesa contra o futebol nacional, que vivem dizendo que os técnicos brasileiros são retrógrados, atrasados. Nesta segunda-feira (3) com a chegada de Domenèc Torrent ao Brasil as manchetes dos grandes jornais capitalistas era de uma “festa” e de um otimismo exacerbado em relação ao novo técnico, O Globo por exemplo destaca uma fala de Torrent ao desembarcar no Galeão “ganhar, ganhar, ganhar”. A imprensa apresenta como se ele fosse o melhor técnico do mundo.

Na semana passada no programa Jogo Sagrado na Fox Sports, o ex-técnico rubo-negro Joel Santana comentou essa situação de desvalorização dos profissionais brasileiros em prol de estrangeiros.

“Não tem nada de diferente (no trabalho). Achar que ocara é bom é direito de cada um, só não pode achar que nós desaprendemos da noite para o dia. Agora virou moda treinador estrangeiro. Não tem nada de diferente. Marca pressão, joga em bloco… Inventam um monte de historinha. O futebol brasileiro é pentacampeão do mundo com nossos treinadores. Agora não podemos descartar treinadores que fizeram sucesso e todo mundo lá fora é dono da cocada e aqui não valem nada.’

Sendo assim, fica claro a tentativa burguesa de diminuir a importância do futebol do país, mais vitorioso da história e que revela centenas bons jogadores todos os anos, e dezenas de melhores do mundo. Se percebe isso, pela campanha da imprensa contra o Neymar e outros jogadores brasileiros. Em relação ao novo técnico do Flamengo, a unica coisa importante em seu histórico é que ele foi auxiliar técnico de Pep Guardiola, e dirigiu alguns times de segunda divisão e o New York City FC. O alarde festivo e comemorativo dos dirigentes do Flamengo e da imprensa imperialista, não passam de demagogia barata na tentativa de enaltecer o futebol europeu.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas