Após acordo entre os partidos Movimento 5 Estrelas (M5E) e a extrema-direita, Liga, o presidente italiano Sergio Mattarella confirmou nesta quarta-feira (23) Giuseppe Conte como primeiro-ministro do país. Conte foi apresentado nesta segunda-feira (21) como candidato a premiê, líder do Executivo.
Em 28 dezembro de 2017, o presidente Sergio Mattarella dissolveu o Parlamento, convocando novas eleições para 4 de março de 2018. Esse decreto assinado por ele também estabeleceu em 23 de março a eleição dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. Em seu tradicional discurso de final de ano, em 31 de dezembro, Mattarella pediu aos partidos que apresentassem propostas “realistas e concretas”, bem como expressou seu desejo por uma alta participação dos eleitores. Porém, abriu-se um impasse na composição do governo e desde então se aprofundou até chegar à coalizão com a extrema-direita fascista.
O acordo com um partido de extrema-direita, ao estilo de Mussolini, mas que hoje ainda é minoria, pode levá-los de manobra em manobra a dominar o Parlamento.