Lula candidato!
PCO se pronuncia sobre a decisão do ministro Edson Fachin de anular todos os processos contra o ex-presidente referentes à Operação Lava Jato

Por: Redação do Diário Causa Operária

Há poucos minutos o ministro do STF Edson Fachin julgou a justiça do Paraná incompetente em quatro condenações do ex-presidente Lula. Este é mais um dos absurdos da conspiração imperialista que foi a Operação Lava Jato, ele nunca deveria ter sido julgado lá.

A decisão torna Lula elegível desde já. Não devemos perder tempo, o PCO faz um chamado ao PT e à toda a esquerda: anunciemos já a candidatura de Lula. Se ele for candidato desde agora ajudará a cimentar a vitória e começaremos imediatamente a campanha para pôr fim ao golpe, a ditadura de Bolsonaro e dos golpistas, e a todas as arbitrariedades que viemos sofrendo desde 2016, de uma vez e por todas.

Lula é reconhecido até pela imprensa burguesa como único candidato capaz de derrotar Bolsonaro nas eleições de 2022, é o único com apoio das amplas massas populares. Os trabalhadores vêem que sua candidatura seria um movimento de enfrentamento com a direita e os inimigos do povo. Temos que criar este enfrentamento. A decisão é uma vitória da luta contra o golpe e pela liberdade de Lula, mas não podemos acreditar por um minuto que seja que esta luta tenha terminado aqui. A própria decisão do STF evade uma das questões centrais que é a dos crimes da Lava-Jato e toda a conspiração contra os direitos do povo brasileiro.

O povo sabe que é preciso um governo que responda aos trabalhadores, é preciso um governo dos trabalhadores.

Os vários “candidatos” da esquerda precisam agora deixar de lado as aspirações individuais e apoiar a unidade do povo. Falaram que precisamos de unidade. Para a unidade com o povo, para o enfrentamento com a direita, seja ela neoliberal ou fascista, não há outro nome.

Nosso Partido conclama todos os setores populares, sindicatos e militantes: tomem as redes, as ruas, façam sua voz ser ouvida, não podemos perder mais nem um minuto. Lula candidato já! Por uma candidatura contra o golpe de Estado e a burguesia golpista! Por um candidato dos trabalhadores e por um governo dos trabalhadores!

Send this to a friend