Barrar a ofensiva fascista
O aumento dos ataques contra a imprensa progressista aponta a necessidade da frente única de esquerda contra o fascismo
notaoficialpco_o (1)
Nota do PCO | Foto: PCO

Diário Causa Operária sofre um segundo ataque cibernético

O portal do Diário Causa Operária foi vítima de um segundo ataque cibernético nesta segunda-feira, 24 de agosto de 2020.

O ataque foi efetuado por um computador, que, num período de apenas seis horas fez mais de 150 mil requisições ao servidor do jornal, realizando quase sete requisições por segundo. Tratava-se de um programa e não de usuários, naturalmente. O endereço, mesmo depois de bloqueado, tentou fazer mais 30 mil requisições, sem efeito. Este acontecido sobrecarregou os recursos do servidor levando à paralisação dos serviços por um período estendido. No momento da redação desta nota, o portal opera com alguns problemas, mas já está novamente operacional.

Nenhum conteúdo foi perdido durante o ataque, os problemas que subsistem são de natureza operacional apenas.

Este tipo de prática é comum em ataques cibernéticos, tendo outros portais de esquerda, como a Ponte Jornalismo, relatado ataques de natureza similar.

Este novo ataque vem na esteira de ataques relatados por outras entidades, como o jornal A Nova Democracia, a já citada Ponte Jornalismo, os sindicatos dos trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro e de São Paulo. No caso d´A Nova Democracia, os companheiros relatam que o prédio da redação foi invadido e a infraestrutura vandalizada. O próprio Diário Causa Operária já havia sido atacado, numa operação de extrema-direita que em menos de uma hora apagou mais de 4.000 artigos e deixou o portal muito danificado.

Esta escalada de ataques que indubitavelmente é uma ofensiva fascista incentivada, se não financiada, por organizações bolsonaristas e outros de extrema-direita precisa ser contida. É preciso organizar uma ampla frente em defesa das organizações operárias, populares e democráticas, e no caso em tela, da sua imprensa.

Secretaria de Agitação e Propaganda do CCN do Partido da Causa Operária