Provocação
Secretário de Estado do governo Trump estará em Roraima, estado brasileiro vizinho ao país caribenho
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
U.S. Secretary of State Mike Pompeo attends a meeting with Brazil's President Jair Bolsonaro in Brasilia, Brazil January 2, 2019, Marcos Correa/Presidency/Handout via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY.
Mikke Pompeo e Jair Bolsonaro | Foto: Reuters

O Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela vem a público manifestar sua indignação e veemente condenação pela presença de Mike Pompeo, secretário de Estado do governo de Donald Trump em território brasileiro, na capital de Roraima nesta sexta-feira (18 de setembro), acompanhado pelos chefes das forças armadas brasileiras e estadunidenses numa perigosa e grosseira provocação contra a República Bolivariana da Venezuela.

A presença de Mike Pompeo em nosso território configura mais um capítulo da agressão e provocação do governo dos Estados Unidos contra o povo venezuelano, fazendo do Brasil seu cúmplice desta agenda militarista, nos colocando na contramão da paz e do diálogo com os nossos vizinhos. Os governos de Brasil e Estados Unidos deveriam focar suas energias e Forças Armadas em combater seus próprios problemas nacionais em vez de gastarem recursos públicos para promover suas agendas de ódio e violência.

Esta nefasta presença do representante da potência estadunidense conta com a serviçal colaboração do governo de Bolsonaro à Trump e sua política de desestabilização e imposição do terror no país vizinho. Bolsonaro é comporta-se como mero funcionário de Trump justamente no período de campanha eleitoral nos Estados Unidos, onde Donald Trump dobra a escalada de violência para poder incensar o nacionalismo de sua base eleitoral de extrema-direita direita, buscando fazer dos ataques contra a Venezuela a sua bandeira para a reeleição.

O alinhamento e cumplicidade do governo de Bolsonaro a essa política de provocações do imperialismo estadunidense significa gravíssima ameaça à paz e a tentativa de arrastar o povo brasileiro a uma situação de conflito armado que imporia enormes sofrimentos aos brasileiros e povos irmãos. A postura do governo Bolsonaro terá do povo brasileiro a denúncia e condenação. O governo Bolsonaro protagoniza mais um vexame internacional e nacional, em total desrespeito à Constituição brasileira, pois renuncia a nossa soberania e abandona os princípios de cooperação e resolução pacífica dos conflitos regionais.

O povo brasileiro também manifestará nesta ocasião a amizade e solidariedade com o povo irmão da Venezuela. Esta é a única resposta capaz de deter e silenciar os tambores da guerra e fortalecer a paz na América Latina. O Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela convoca toda a sociedade brasileira a denunciar a submissão do governo Bolsonaro à agenda agressiva e militarista dos Estados Unidos, é urgente a nossa mobilização, manifeste-se assinando a declaração pela paz e contra a guerra na Venezuela.

Mike Pompeo, fora do território do Brasil!
NÃO à guerra e SIM pela paz!

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas