Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Cobertura exclusiva

PCO completa um mês na Rússia cobrindo a guerra contra a OTAN

Há cerca de 1 mês, os companheiros Eduardo Vasco e Rafael Dantas viajaram à Rússia para realizar uma cobertura revolucionária dos acontecimentos da guerra

No dia 24 de fevereiro de 2022, tropas russas atravessaram a fronteira de seu país rumo ao Donbass, região que, desde o golpe de 2014, é palco de um verdadeiro massacre contra o povo da região.

A ofensiva russa se deu justamente como resposta – e mais, autodefesa – ao avanço do imperialismo na região. Finalmente, era apenas uma questão de tempo até que a Ucrânia se juntasse à OTAN, cercando a Rússia pelo Oeste.

Por isso, a operação especial da Rússia foi anunciada com dois objetivos principais: a desmilitarização e a desnazificação da Ucrânia. Isso porque um dos pilares fundamentais do golpe de 2014 no país eslavo foi a integração de batalhões nazistas ao regime político. Fato que foi categoricamente trazido à tona à medida que os russos avançavam território ucraniano adentro.

Com o início do conflito, assim como é de costume, parte essencial da campanha do imperialismo contra a Rússia foi a imprensa. Prontamente, fechou-se o cerco sobre os veículos russos, com o banimento da RT e de demais jornais russos de toda a Europa e outros países.

Ao mesmo tempo, a imprensa imperialista fabricava uma realidade paralela aos acontecimentos concretos, noticiando massacres que nunca existiram, ataques que nunca foram ouvidos e, de maneira geral, um quadro completamente distorcido do que, de fato, estava acontecendo.

Levando tudo isso em consideração, e entendendo a importância da situação para os povos oprimidos de todo o mundo, o Partido da Causa Operária enviou dois correspondentes à Rússia. Eduardo Vasco, editor chefe do Diário Causa Operária, e Rafael Dantas, membro da Direção Nacional do Partido e editor chefe do Jornal Causa Operária, foram os escolhidos.

Cerca de um mês já se passou e, desde então, os companheiros já deram muito o que falar. Vejamos como foi a cobertura da Causa Operária na Rússia até o momento.

Crônicas: a viagem dos companheiros e o povo russo

Em uma boa aventura, o que não pode faltar são registros do caminho. Nesse sentido, começando do começo, Eduardo Vasco publicou um relato de sua viagem até a Rússia, onde teve de passar pelos Emirados Árabes Unidos antes de chegar a Moscou.

De São Paulo a Dubai, de Budapeste a Islamabad e de 1915 a 2022

No Brasil, a grande maioria da população não tem a menor ideia de como é a vida cotidiana na Rússia. Por isso, os correspondentes da Causa Operária trouxeram crônicas que, apesar de leves e de fácil compreensão, trazem detalhes riquíssimos do dia a dia do povo russo.

Rafael Dantas, assim que chegou à Rússia, fez um breve passeio pelo Parque Izmailovsky, na capital do país. Lá, encontrou dois velhinhos que deram o tom do que pensa a maior parte dos russos acerca da guerra.

Os velhinhos anti-imperialistas do Parque Izmailovsky

Depois, em sua primeira estadia, Vasco compartilhou um relato picante que, embora cômico, trouxe à tona o ponto de vista da classe média russa acerca de Putin. Uma pérola que só se encontra aqui.

O que uma opositora russa pensa sobre Vladimir Putin

Alguns dias mais tarde, pouco antes de partirem para outra cidade, os companheiros notaram que, ao redor de toda Moscou, podiam observar símbolos, cartazes, camisetas, botons e vários tipos de representações da letra “Z”, tida como letra da vitória da operação especial na Ucrânia. Sem contar no extenso apoio que Putin apresenta no país.

O povo russo apoia Putin e as ações militares na Ucrânia

Se aproximando do conflito, Vasco e Rafael chegaram à Rostov-do-Don, uma cidade que fica na margem do Rio Don, que banha a região de Donbass (daí que vem o nome).

Chegamos a Rostov, nos portões da guerra

De lá, visitaram Novocherkassk, no Oblast de Rostov, uma cidade que está preparada para responder a eventuais ataques por parte da Ucrânia devido à sua proximidade com a fronteira do Donbass.

A capital dos cossacos, preparada para a guerra

Além disso, em Novocherkassk, encontraram uma brasileira que mora na Rússia, ocasião que rendeu uma análise profunda dos efeitos da devastação neoliberal do imperialismo no país na década de 90.

A vida no interior da Rússia europeia

Em determinada noite, numa ocasião mais descontraída, ambos os companheiros se encontraram com 3 jovens que eram de Lugansk, mas que estavam em Rostov desde o começo da guerra.

Um encontro casual com três rapazes de Lugansk

Notícias diretamente do front

Além de contos com um caráter mais pessoal, os correspondentes do PCO na Rússia também têm enviado ao Brasil uma série de notícias exclusivas que, traduzidas pela equipe do Diário Causa Operária, chegam até aqui.

Região ucraniana se integra à República Popular de Donetsk

Sem contar nos materiais que são diretamente de jornais e veículos de imprensa russos, como é o caso do jornal Pravda.

Jornal russo revela quem são os “voluntários” na Ucrânia

Reportagens e entrevistas exclusivas

Outro aspecto importantíssimo da cobertura dos companheiros na Rússia é a produção e publicação de reportagens e entrevistas exclusivas.

Logo no começo da viagem, Rafael Dantas publicou uma entrevista com uma mulher russa em Moscou. Ela, por sua vez, detalha qual a sua percepção acerca das sanções que o imperialismo aplicou sobre a Rússia, relembrando que o povo russo sobreviveu ao fim da União Soviética na década de 90.

“Sobrevivemos ao fim da União Soviética, não temos medo de crise”

Além disso, em Rostov-do-Don, os companheiros da Causa Operária tiveram a oportunidade de realizar uma entrevista exclusiva com a prefeitura da cidade, algo que foi, inclusive, noticiado pela imprensa local.

Imprensa da Causa Operária faz reunião com autoridade russa

Na ocasião, obtiveram um retrato muito claro do tamanho da atrocidade que é o genocídio que as milícias nazistas ucranianas realizam no Donbass. Realmente assustador.

Ucrânia está fazendo um genocídio no Donbass e os santos se calam

Depois, foram convidados a conceder uma entrevista ao canal Don 24, a principal emissora do Oblast de Rostov. Fica claro que estão dando o que falar ao povo russo!

PCO participa de entrevista na TV russa; leia na íntegra

Mais recentemente, após contato com uma militante anti-fascista em Rostov, Dantas e Vasco foram convidados para representar o Partido da Causa Operária no 7º Congresso Antifascista Internacional realizado neste último sábado (30). Uma oportunidade imperdível.

PCO participará de congresso antifascista internacional na Rússia

No evento, Rafael Dantas, representando o Partido da Causa Operária, deu um discurso verdadeiramente emocionante que pode ser lido na íntegra.

“Os bandidos imperialistas só conseguem enganar os povos de todo o planeta porque escondem os crimes dos fascistas ucranianos”

Além do pronunciamento oficial do Partido dado por Rafael Dantas, Eduardo Vasco, angariando as informações apresentadas pelo Congresso, produziu uma reportagem exclusiva acerca dos crimes dos nazistas em Donbass.

“Os ucranianos estão cometendo um crime contra a humanidade”

Artigos e análises

Mesmo com tudo o que já foi apresentado, ainda tem muito mais!

Durante a cobertura da Causa Operária na Rússia, os correspondentes do PCO produziram uma série de artigos analíticos. É o caso do publicado por Vasco, que desmascara completamente as farsas do imperialismo em relação à inflação na Rússia.

A inflação na Rússia e a propaganda pró-imperialista

Por fim, publicaram, também, dois artigos traduzidos pelo Diário Causa Operária provenientes de jornais russos que trazem informações inéditas ao público brasileiro acerca dos mercenários que lutam na Ucrânia:

Quem paga os mercenários que lutam na Ucrânia?

E sobre o conflito na Transnístria:

Ucrânia: quem provoca o conflito na Transnístria?

A cobertura também está no YouTube!

No canal oficial do Partido da Causa Operária, a Causa Operária TV, os correspondentes do PCO publicam vídeos diários apresentando as principais notícias do dia envolvendo o conflito na Ucrânia.

Boletim Causa Operária na Rússia - 29/04/2022

Além disso, foi criada uma playlist exclusiva com dezenas de vídeos de nossos correspondentes que, todos os dias, é atualizada.

PCO na Rússia

Informação no momento: Twitter

Além de toda a cobertura feita pela imprensa oficial do Partido da Causa Operária, os companheiros Vasco e Rafael também estão publicando diversas atualizações em suas contas no Twitter!

Fique por dentro, então, de seu cotidiano na Rússia e tenha acesso a comentários e fotos exclusivas.

Ainda tem muito pela frente! Contribua com a cobertura da Causa Operária na Rússia

Os companheiros ainda estão na Rússia e, pelo nível da cobertura apresentada até o momento, fica claro que o futuro é brilhante no que diz respeito aos materiais que ainda vão furar o bloqueio imperialista e chegar até às nossas mãos aqui no Brasil.

Nesse sentido, a Causa Operária ainda precisa de sua ajuda para realizar esta empreitada verdadeiramente revolucionária. Por isso, não perca tempo e contribua agora mesmo com a cobertura oficial do PCO na Rússia clicando neste link.

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.