Pelo fim da PM já!
A situação em que três jovens negros foram presos nos Estados Unidos, após serem vitimas de um assalto e chamar a PM, mostra o carácter dessa instituição
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
pm
Negros na mira dos fuzis da PM. Imagem ilustrativa. | Foto: Reprodução

Uma notícia bizarra veio a tona neste sábado (8), em um vídeo divulgado nas redes sociais onde policiais norte-americanos prendem 3 jovens negros em um ponto de ônibus em Santa Clarita, na Califórnia, nos Estados Unidos. As cenas viralizaram nos meios de comunicação causando revolta e indignação. A ação da Policia foi divulgada por Tammi Collins que é mãe de um dos adolescentes. Nas imagens é possível notar a tentativa de intervenção da população local no absurdo que acontecia.

A situação é que os três jovens que estavam no ponto de ônibus tinha acabado de serem assaltados por um homem com uma faca, trabalhadores da vizinhança que acompanharam o furto chamaram a policia. Chegaram 3 viaturas no local, e é possível ver os policiais apontando armas, inclusive um rifle, para os adolescentes que ficaram o tempo todo da gravação com as mãos para o alto e que por fim acabaram algemados e presos enquanto o suposto assaltante fugiu da cena. Seria cômico se não fosse trágico.

Sem ao menos perguntar o que estava acontecendo, o que é muito comum em abordagens da PM, os policiais por instinto rederam as vitimas do assalto, por serem negros é claro, e pior, não escutaram sequer a vizinhança que argumentavam que estava havendo um equivoco, enquanto gritavam e apontavam as armas para as pessoas erradas.

Isso mostra claramente que a policia militar é uma máquina treinada para perseguir a população negra. Como se fosse um radar, eles não perguntam que é, nem como, nem onde, simplesmente identificam o negro e partem pra cima, se não for para espancar ou matar, será para intimidar. Diante das centenas de casos que assistimos todos os dias seja nos EUA, ou em qualquer lugar do mundo, dizer que esses casos de crimes de racismo das instituições militares são acontecimentos isolados, é estar completamente fora da realidade.

No Brasil a matança contra negros é diária. Os espancamentos nas favelas e periferias são incontáveis, até porque diante da ofensiva de homens sedentos de violência armados até os dentes, não é muito aconselhável que se provoque alguma ação que possa constranger, identificar ou até denunciar os crimes desses agentes que acontecem todos os dias contra a população. Existem também relatos daqueles que são humilhados e apanham nas ruas e que qualquer tentativa de denuncia das vitimas a retaliação pode ser ainda pior.

No Brasil atualmente, a policia que mais mata negros e pobres no mundo tem um aval e incentivo dos governos direitistas que tomaram de assalto o poder no país. A situação se repete em praticamente todos os países em que a extrema direita toma de conta. Como é típico do fascismo esmagar a classe trabalhadora, e literalmente sufocar os negros e oprimidos, eles tem os aparatos militares para fazer o serviço sujo e tentar manter a população paralisada e inerte, enquanto lucram absurdos com o suor do povo.

É por esses e outros motivos que é preciso acabar com a polícia. Por um fim nessa instituição que tem por objetivo atacar os trabalhadores, os negros e pobres de todos países capitalistas de modo geral. Quantos mais Matheus, Ágata, George Floyd, Rogério, João Pedro, enfim, teremos que ver assassinados pela PM, para que a dissolução dessa instituição assassina seja colocada em pauta através de uma luta concreta e nas ruas pelos movimentos negro e de esquerda?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas