Siga o DCO nas redes sociais

Réveillon só se for Vermelho!
Noite de gala vai apresentar Cantata de Santa Maria de Iquique
A canção é uma homenagem aos 3600 operários que foram executados em 1907, durante manifestação, quando se concentravam na escola de Santa Maria, na cidade de Iquique, Chile
quilapayc3ban-santa-maria-de-iquique
Réveillon só se for Vermelho!
Noite de gala vai apresentar Cantata de Santa Maria de Iquique
A canção é uma homenagem aos 3600 operários que foram executados em 1907, durante manifestação, quando se concentravam na escola de Santa Maria, na cidade de Iquique, Chile
Cantata de Santa de Maria de Iquique será apresentada no Réveillon PCO
quilapayc3ban-santa-maria-de-iquique
Cantata de Santa de Maria de Iquique será apresentada no Réveillon PCO

A canção é uma homenagem aos milhares de operários (entre 2 mil e 3,6 mil) que foram executados em 1907, durante manifestação pela redução da jornada de trabalho, quando se concentravam na escola de Santa Maria, na cidade de Iquique, Chile. A Cantata de Santa de Maria de Iquique será apresentada no Réveillon Vermelho do Partido da Causa Operária.

A música chegou a ser censurada durante o Golpe Militar chileno de 1973. Nesse momento, em que a América Latina está sendo novamente tomada por golpes imperialistas, refloresce o debate de união entre os povos sul americanos uma vez que são vítimas do mesmo inimigo: o imperialismo.

 

Saiba mais sobre a história da Cantata

 

A cantata popular é um dos principais gêneros de composição vocal-instrumental da Nova Música Chilena, com vários movimentos, abrange características da música erudita, a poesia moderna e o folclore chileno.

Iquique, Chile, 1907

O nome dessa cantata é baseado no massacre do dia 21 de dezembro de 1907, em que cerca de 8500 trabalhadores mineiros que estavam em greve durante o aumento da produção de salitre, se concentravam juntos com suas famílias na Escuela Domingo Santa María, localizada em Iquique, cidade do norte do Chile, quando o exército chileno, sob o comando do general Roberto Silva Renard, no governo do presidente Pedro Montt, abriu fogo contra os manifestantes. Tombaram entre 2200 e 3600 trabalhadores com mulheres e filhos.

Escuela Santa María de Iquique

Essa cantata foi composta por Luis Advis (1935-2004), nascido na própria cidade de Iquique, a composição data de 1969, período do auge da Nova Música Chilena (1964-1973).

A Nova Música Chilena foi um movimento musical e social que iniciou com Violeta Parra e seus filhos Isabel e Ángel Parra, em 1965, com a Peña de los Parra (com rock folk chileno), em Santiago, onde também atraiu e desenvolveu nomes como Rolando Alarcón, Patricio Manns e Víctor Jara.

álbum “X Vietnã”, do grupo Quilapayún

Com o movimento, se cria, em 1968, a Discoteca Popular do Canto (DICAP), da Juventude Comunista do Chile, para publicar temáticas anticapitalistas não aceitas pelas gravadoras dominadas pelo imperialismo, como o álbum “X Vietnã”, do grupo Quilapayún.

Em julho do ano seguinte, 1969, aconteceu o Primeiro Festival da Nova Música Chilena, na Universidade Católica do Chile, com importantes participações como de Víctor Jara e  Richard Rojas. O movimento apoiou a candidatura de Salvador Allende, eleito em 1970 e derrubado três anos depois, no dia 11 de setembro, tendo Augusto Pinochet, considerado no período como um general leal à Constituição e apolítico, como o principal articulador do golpe.

cantor e compositor Victor Jara

A Ditadura Militar Chilena promove um “apagão cultural”, por meio de exílios, prisões, torturas e mortes a Nova Música Chilena é censurada. O próprio cantor e compositor Victor Jara no dia 11 de setembro é preso, torturado e executado no dia 16 de setembro.

cantora Miriam Miráh

A Cantata de Santa Maria de Iquique, foi interpretada no réveillon passado e será novamente pela cantora Miriam Miráh, da banda Sendero. Miráh formou o grupo Tarancón, em 1972, no contexto da Unidade Latino-Americana, por conta das ditaduras que se espalhavam no continente criaram esse movimento de oposição aos regimes militares e a luta pelo socialismo. Miriam Miráh outrossim fez sólidas parcerias com Isabel Parra, filha de Violeta Parra e com o grupo Raíces de América, com quem participou em várias edições de réveillons do PCO.

Nesse momento, em que a América Latina novamente é palco golpes imperialistas e revoltas populares contra os regimes golpistas, iniciar o ano de 2020 com a Cantata de Santa Maria de Iquique é de grande significado.

Entre contato com os militantes do PCO e adquira seu convite.