Neste sábado, venha se confraternizar com os companheiros do PCO em Recife

jantar

No dia 29 de setembro, o Partido da Causa Operária realizou atividades eleitorais em vários Estados. Em contraste com os atos antibolsonaristas, impulsionados pela direita golpista, as atividades do PCO tiveram como tema “dia 29, com PCO 29” e serviram à campanha pela liberdade de Lula e de denúncia das eleições fraudulentas. No próximo sábado, dia 6 de outubro, o PCO estará promovendo, mais uma vez, atividades em todo o país.

O dia 6 de outubro será a véspera das eleições de 2018 – certamente a mais fraudulenta e tumultuada dos últimos anos. Protagonizada por Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, Geraldo Alckmin e Ciro Gomes, as eleições serão mais uma manobra da burguesia para tentar consolidar o golpe dado em 2016.

Os próprios candidatos são um reflexo do caráter extraordinário das eleições. Jair Bolsonaro é o primeiro colocado, mas não vem participando da campanha eleitoral, pois sofreu um suposto atentado durante um comício. Seu vice é um general e tem dado declarações escandalosas, provocando um mal estar na equipe de campanha do candidato. Além de tudo, a imprensa burguesa, obstinada em eleger um candidato mais alinhado aos interesses do imperialismo, tem realizado uma campanha implacável contra Bolsonaro. Os sucessivos embates entre Bolsonaro e os setores mais predominantes da burguesia expressam a crise em que se encontra o golpe de Estado, uma vez que os golpistas não conseguiram até o momento emplacar seu candidato.

Fernando Haddad é outro candidato muito atípico. Amplamente desconhecido, Haddad ganhou projeção por ter sido escolhido pelo PT para substituir a candidatura do maior líder popular do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Condenado sem provas e preso antes de ter seu processo terminado, Lula foi impedido de concorrer nas eleições deste ano, mesmo sendo o candidato favorito nas pesquisas. Ao negar o registro da candidatura de Lula, o TSE transformou as eleições em uma fraude escancarada. A candidatura de Haddad, no entanto, não mostrou ainda ter uma forma definida: evitando em falar em golpe e na fraude eleitoral, o candidato petista é frequentemente pressionado pela burguesia a se colocar como um candidato “de centro”, deixando em aberto o real significado de sua participação no certame.

Geraldo Alckmin é um caso muito sintomático da impopularidade da direita no Brasil. Governador do Estado de São Paulo por 4 mandatos e apoiado pela maioria dos partidos da burguesia – isto é, o chamado “centrão” -, Alckmin não conseguiu alcançar 10% nas pesquisas de intenção de voto. Contudo, isso não significa que o “jogo acabou”: os donos do golpe ainda estão tentando levar o candidato tucano ao segundo turno.

Por fim, Ciro Gomes se coloca como uma espécie de “coringa” para as eleições de 2018. Político carreirista, tipicamente burguês, Ciro Gomes inciou sua atuação política na ARENA e no PSDB e é intimamente ligado a setores da burguesia, como Tasso Jerissati e Benjmin Steinbruch. No entanto, mesmo sendo um funcionário muito leal aos banqueiros e industriais, Ciro Gomes participou de governos de caráter nacionalista e já fez vários discursos supostamente esquerdistas. Frequentemente utilizado para “tirar votos” do candidato do PT, Ciro Gomes aparece ora como um candidato aparentemente nacionalista, “de esquerda”, ora como um verdadeiro capacho do imperialismo.

Diante desse cenário e desse mar de incertezas, o Partido da Causa Operária irá organizar em Recife, capital pernambucana, um jantar de confraternização para reunir militantes, simpatizantes e filiados e discutir a situação política. Durante o jantar, será reafirmado nosso compromisso com a luta contra o golpe e pela liberdade de Lula e com a denúncia da fraude eleitoral.

Além da discussão política, os participantes poderão experimentar os deliciosos pratos da Livraria da Praça, escutar música ao vivo e conversar, em um ambiente descontraído e agradável, com os candidatos e militantes do PCO em Pernambuco. Não perca a oportunidade de vivenciar uma atividade verdadeiramente socialista em meio à loucura eleitoral!

Para participar da atividade e adquirir já seu convite, basta entrar em contato através do telefone (81) 99504-6626. Curta também a página do evento e fique por dentro de todas as informações.