Nesta terça-feira, começa o Cine-PE, festival de audiovisual de Pernambuco

magem

Nesta terça-feira, terá início o Festival Audiovisual Cine-PE. O festival, que já se encontra em sua 22ª edição, ocorrerá no Cinema São Luiz, localizado em Recife, Pernambuco. O São Luiz, que é a sala de cinema mais importante da cidade, foi recentemente reaberto ao público, exibindo o filme “O Processo”, que relata o processo de impeachment a presidenta Dilma Rousseff.

O Cine-PE já se consagrou como um dos principais festivais da sétima arte no Brasil. No ano passado, o festival foi alvo de uma enorme polêmica causada pela polarização política existente no país. Ao saber que o filme “O Jardim das Aflições” iria concorrer no festival, sete diretores retiraram seus filmes do festival em protesto à promoção do guru da extrema-direita.

Alguns meses depois, o boicote ao filme de Olavo de Carvalho daria lugar ao confronto que ficou conhecido como “Batalha da UFPE”, quando a esquerda expulsou skinheads da UFPE durante a exibição do filme “O Jardim das Aflições”.

O Cine-PE deste ano irá até o da 4 de junho e homenageará as atrizes Kátia Mesel e Cássia Kis. Para acompanhar a programação do festival, basta entrar no site do Cine-PE.