Formação política
Com cerca de 900 inscritos e 1100 confirmados, o site da Universidade contou com 6 mil acessos no dia do curso
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
135815383_112800247366343_5191626273563778732_o
Imagem de divulgação do curso | Foto: Reprodução

Na última terça-feira (dia 5), teve início o curso “O que foi o stalinismo, uma análise marxista”, da 46ª Universidade de Férias do Partido da Causa Operária (PCO) em conjunto com a Aliança da Juventude Revolucionária (AJR).

Ministrada pelo companheiro e presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, a aula inaugural deu início a um curso que irá ser realizado nos meses de janeiro e fevereiro, contando com 16 aulas sobre o assunto, as quais, por sua vez, serão realizadas às terças e quintas-feiras, a partir das 18h.

A primeira aula contou com uma introdução teórica e histórica do stalinismo, além de um breve sobrevoo sobre os tópicos do curso que serão abordados detalhadamente em suas respectivas aulas. 

Além disso, a primeira exposição do companheiro explicou a importância do tema abordado no curso nos dias atuais. Além da importância histórica e teórica para qualquer militante de conhecer o fenômeno político e social do stalinismo, é importante que seus feitos — ou seus “não-feitos” — sejam esclarecidos, isso porque existe uma determinada tentativa, originária sobretudo de círculos universitários da esquerda pequeno-burguesa, de reviver o stalinismo desconsiderando seu caráter de fenômeno social e político específico para a época, ou seja, algo morto e inválido atualmente.

Essa tentativa cai, quase sempre, numa espécie de idolatria da figura de Stálin que esconde os acontecimentos ocorridos durante sua estadia no poder, entre eles: seu caráter revisionista e as distorções das ideias de figuras como Marx, Engels e Lênin, suas alianças com o imperialismo, sua “defesa da democracia” e do capitalismo, o assassinato dos dirigentes do partido bolchevique que participaram da Revolução Russa de 1917, a contenção do movimento operário mundial e as orientações contrarevolucionárias aos Partidos Comunistas do mundo todo diante de situações claramente revolucionárias, a aliança com Hitler, a inércia diante da invasão da URSS pela Alemanha, etc.

A aula teve cerca de 3h de duração, com 3 rodadas de perguntas de cerca de 20 minutos cada.

O curso é transmitido em plataforma do próprio site da universidade e conta com funcionalidades únicas que permitem uma interação mais organizada entre os inscritos, o mediador e o palestrante. Um exemplo é o sistema de perguntas: existe uma caixa de conversa (chat) específica para os inscritos interagirem entre si, similar ao que vemos no canal da CausaOperariaTV durante suas transmissões  ao vivo no Youtube, porém os inscritos também têm acesso a uma caixa de mensagem exclusivas para perguntas, onde se pode tanto fazer perguntas — uma vez que não existe o sistema de superchats para destacá-las em meio aos debates dos inscritos — quanto votar em suas perguntas preferidas, fazendo com que uma pergunta de interesse comum chegue ao companheiro Rui por meio dos mediadores de forma mais rápida sem ter a necessidade de perguntá-la várias vezes.

A cada duas semanas, no domingo às 18h, serão realizados grupos de discussão por meio de videoconferência com o objetivo de sanar o maior número de dúvidas possível, as quais não puderam ser respondidas pelo companheiro Rui durante as aulas. A plataforma da Universidade ainda conta com a Biblioteca Socialista e a Enciclopédia Marxista, locais onde o inscrito poderá ter acesso a textos ineditamente traduzidos para nossa língua, livros, imagens e verbetes para complementar as aulas e auxiliar no aprendizado.

Assim como foi feito no curso da 45ª Universidade de Férias, “Fascismo, o que é e como combatê-lo” (também disponível no site da Universidade), um questionário será disponibilizado para que os inscritos testem seu conhecimento antes e depois do curso. Um certificado também será disponibilizado para os inscritos que realizarem todas as aulas.

O curso desta temporada já conta com mais de 1.000 inscritos e quase 1300 confirmados! O site durante o dia em que ocorreu a última aula recebeu cerca de 6 mil acessos, além de centenas de pessoas assistindo ao vivo. Com carga horária total de mais de 40h, as próximas aulas do mês de janeiro ocorrerão nos dias 07, 12, 14, 19, 21, 26 e 28. Os dias do mês de fevereiro ainda não foram confirmados.

Caso tenha perdido a primeira aula, ainda dá tempo de fazer sua inscrição! As aulas ficarão gravadas na área do aluno e estarão disponíveis mesmo que sua inscrição seja feita agora, além de permitir acesso aos vídeos e materiais por até 6 meses depois da inscrição. Para ter acesso ao curso, basta contribuir com o valor de R$100,00 que serão utilizados para aprimorar a imprensa revolucionária do partido, assim como garantir a realização de cursos futuros.

 

Faça sua inscrição em: universidademarxista.pco.org.br

 

Acesse nossas redes sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/Universidade-Marxista-106147794698255/

Instagram: https://www.instagram.com/universidademarxista/

Twitter: https://twitter.com/UMarxista

 

Ou entre em contato conosco! 

(11) 99741-0436

 

TRAILER DA UNIVERSIDADE

 

PROGRAMAÇÃO DAS PRÓXIMAS AULAS:

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

1° Parte – 1924 – 1933

  1. Introdução – Stalin até a tomada do poder
  2. Burocracia, a URSS
  3. A primeira etapa
    1.  na URSS
    2. na III Internacional
  4. A luta interna
    1. Revolução permanente
    2. Industrialização
    3. Socialismo em um só país
  5. A revolução chinesa
  6. A segunda etapa
  7. Processos de Moscou
  8. A coletivização forçada
  9. O terceiro período

2° Parte – 1934 – 1948

  1. As frentes populares
    1. França
    2. Espanha
  2. Pacto com Hitler e a invasão da URSS
  3. A guerra e a derrota do nazismo
    1.  o expurgo no exército
  4. O pacto contrarrevolucionário com o imperialismo
    1. Itália, França e Grécia
    2. Ialta
    3. A democracia
    4. O leste europeu
    5. A divisão da Alemanha
  5. Plano Marshall e leste europeu

3° Parte – 1948 – 1991

  1. Terror no Leste: os processos de praga
  2. A revolução chinesa e a revolução mundial
    1. As revoluções stalinistas
  3. A guerra fria, a coexistência pacífica
  4. Morte de Stalin, Krushov
  5. Crise no Leste (53-56)
  6. Brezhnev
  7. 1968
  8. Crise mundial, Afeganistão, começo do fim
  9. Polônia, Gorbachov e a restauração
  10. Colapso da URSS
  11. Stalinismo e a cultura
Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas