Teatro em crise
O teatro, considerado a arte da presença, está sendo levado do palco para plataformas Streaming, como uma forma de maquiar sua ausência
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
teatro (1)
Movimiento en el teatro | Foto: Ángel Sánchez-Mayoral González

Na falta dos espetáculos presenciais, em tempos complexos como os que estamos vivendo hoje com a pandemia do coronavírus. O teatro precisando se manter vivo, tem feito exibições de espetáculos online. Muitos amantes dessa arte estão consumindo-a de forma insaciável pelas plataformas de Streaming, como Zoom, Instagram e YouTube. Parecendo uma forma alternativa ou um novo caminho, mas que na verdade são monopólios querendo vender suas plataformas, impondo isso no público que aprecia o teatro. Sendo em sua essência, teatro, considerado a arte da presença, ele não existe online

Porque para você entrar em sintonia com o poder que essa arte transmite, você precisa estar presente. tem que cultivá-lo fisicamente e mantermos nossas memórias sensoriais que são essenciais nas apresentações presenciais. Existem várias formas de teatro, a ópera, o teatro de bonecos, o teatro-dança, os musicais, o teatro de rua, o teatro feito em espaços alternativos (como hospitais, presídios), ou seja, de todos os tipos. O termo teatro vem de origem grega que significa um conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças, sendo o edifício um lugar físico e não digital.

Quando o cinema surgiu, muitas pessoas acreditavam que o teatro iria desaparecer, mas como uma forma social e política do homem, as encenações são reflexos de pensamento, épocas e vivências sociais, sendo uma forma única de expressão, não podendo ser substituível. Inclusive, as formas, as técnicas de apresentação são bem diferentes e quando são colocadas em plataformas online, perdem todo o sentido. Da mesma forma que a fotografia não substituiu a pintura, a adaptação do teatro pala telas de computador fica algo grotesco, pois o que adapta a apresentações pela internet, seria no máximo o cinema, mas de qualquer forma ainda não consegue se comparar.

Cada arte é uma forma de se expressar e o teatro tem seu estilo único, perdendo muito do que ele realmente é quando passado para o digital, não tem como adaptar ou substituir. Isso prova o interesse da alta burguesia em lucro acima de tudo, tentando acabar com esse setor artístico, tomando para si o que deve ser do povo, manipulando o que é passado para o público e conseguindo assim seu domínio.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas