Na falta dos espetáculos presenciais, em tempos complexos como os que estamos vivendo hoje com a pandemia do coronavírus. O teatro precisando se manter vivo, tem feito exibições de espetáculos online. Muitos amantes dessa arte estão consumindo-a de forma insaciável pelas plataformas de Streaming, como Zoom, Instagram e YouTube. Parecendo uma forma alternativa ou um novo caminho, mas que na verdade são monopólios querendo vender suas plataformas, impondo isso no público que aprecia o teatro. Sendo em sua essência, teatro, considerado a arte da presença, ele não existe online
Porque para você entrar em sintonia com o poder que essa arte transmite, você precisa estar presente. tem que cultivá-lo fisicamente e mantermos nossas memórias sensoriais que são essenciais nas apresentações presenciais. Existem várias formas de teatro, a ópera, o teatro de bonecos, o teatro-dança, os musicais, o teatro de rua, o teatro feito em espaços alternativos (como hospitais, presídios), ou seja, de todos os tipos. O termo teatro vem de origem grega que significa um conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças, sendo o edifício um lugar físico e não digital.
Quando o cinema surgiu, muitas pessoas acreditavam que o teatro iria desaparecer, mas como uma forma social e política do homem, as encenações são reflexos de pensamento, épocas e vivências sociais, sendo uma forma única de expressão, não podendo ser substituível. Inclusive, as formas, as técnicas de apresentação são bem diferentes e quando são colocadas em plataformas online, perdem todo o sentido. Da mesma forma que a fotografia não substituiu a pintura, a adaptação do teatro pala telas de computador fica algo grotesco, pois o que adapta a apresentações pela internet, seria no máximo o cinema, mas de qualquer forma ainda não consegue se comparar.
Cada arte é uma forma de se expressar e o teatro tem seu estilo único, perdendo muito do que ele realmente é quando passado para o digital, não tem como adaptar ou substituir. Isso prova o interesse da alta burguesia em lucro acima de tudo, tentando acabar com esse setor artístico, tomando para si o que deve ser do povo, manipulando o que é passado para o público e conseguindo assim seu domínio.