Menu da Rede

Formação Marxista

Não deixe de se inscrever no Curso sobre o Stalinismo do PCO

Dessa vez o tema da Universidade de Férias será “O que foi o Stalinismo: uma análise marxista”. Trata-se de um tema da máxima importância, por mais de um motivo.

Tempo de Leitura: 4 Minutos

Arte de divulgação do curso “O que foi o stalinismo: uma análise marxista” – DCO

Publicidade

Será realizada, nos meses de janeiro e fevereiro, a 46ª Universidade de Férias do PCO, evento que já existe há mais de  20 anos e é realizado duas vezes ao ano pelo Partido da Causa Operária (PCO) e sua juventude, a Aliança da Juventude Revolucionária (AJR). Trata-se do mais tradicional curso de formação marxista na esquerda brasileira.  As aulas começarão no dia 5 de janeiro e serão às terças e quintas-feiras à noite.

A formação será ministrada pelo presidente do PCO, o companheiro Rui Costa Pimenta, militante marxista, trotskista, há mais de 40 anos, que iniciou sua militância na luta contra a ditadura militar e pôde, não apenas acompanhar, mas atuar em meio a importantes acontecimentos políticos que foram decisivos na história do Brasil. Além disso, Rui Costa Pimenta é conhecido por seus vastos conhecimentos sobre teoria marxista, história etc, conhecimentos esses que, combinados com sua vasta experiência política, o converteram em um grande analista político, capaz de analisar com clareza invejável o desenvolvimento político nacional e internacional. Justamente por isso, sua presença é frequentemente requisitada em canais progressistas como o Brasil 247 e o Diário do Centro do Mundo (DCM).

Dessa vez o tema da Universidade de Férias será “O que foi o Stalinismo: uma análise marxista”. Trata-se de um tema da máxima importância, por mais de um motivo. Em primeiro lugar, falar de stalinismo significa abordar importantes acontecimentos, que definiram os rumos da história internacional. Acontecimentos esses que deixaram efeitos, sentidos até os dias atuais. Em segundo lugar, abordar tais eventos históricos e a atuação contrarrevolucionária que teve a burocracia stalinista nesses momentos decisivos (contribuindo para a sabotagem da revolução em diversos países, perseguindo militantes revolucionários etc) é também desfazer o mito que ainda existe em alguns círculos de esquerda acerca do supostamente “grande líder revolucionário Stalin”, que nunca foi grande líder e, muito menos, revolucionário.

Tal mito vem sendo revivido recentemente por certos grupos e personalidades de esquerda, como Jones Manoel (youtuber e militante do PCB) e Breno Altman (ideólogo da ala direita do PT). Personalidades essas com quem temos travado inúmeras polêmicas e denunciado sua ligação com os defensores da política da chamada “frente ampla”.

A frente ampla, como já afirmamos, consiste numa aliança com a direita tradicional, que deu o golpe de 2016 e colocou Bolsonaro no poder, para derrotar o bolsonarismo, com a justificativa de que essa direita seria mais “civilizada”, “democrática”, embora ela mesma seja especialista em golpes de Estado e ela mesma tenha colocado a extrema-direita na presidência da República. Se essa manobra der certo, será mais um passo na legitimação do golpe e com a colaboração da esquerda. E esses novos stalinistas, que vem reviver o putrefato cadáver de Stalin, comparecem na atual situação política como se fossem um braço “radical”, “revolucionário” da frente ampla, embora seu papel não possa ser chamado nem mesmo de progressista, quanto mais revolucionário. Aí está mais um motivo para desfazer o mito do stalinismo.

Geralmente o curso é realizado de maneira presencial, em local que permite a confraternização entre os participantes, com atividades esportivas e culturais, onde tudo é feito de maneira coletiva e colaborativa. Entretanto, devido a pandemia do novo coronavírus, dessa vez a atividade será realizada de maneira virtual.

O lado positivo da realização do curso de forma virtual é que isso permite um maior número de pessoas participando. Já estão confirmadas 700 pessoas no curso. O PCO quer chegar  a pelo menos 1000 inscritos! Além disso, como não haverá gastos com estadia, por exemplo, isso possibilita que o curso seja ofertado por um valor mais baixo: R $100.

Para inscrever-se, você precisa apenas acessar o sítio eletrônico da Universidade Marxista (https://universidademarxista.pco.org.br/), preencher o formulário e efetuar o pagamento, que pode ser por meio de boleto, transferência ou depósito. Com isso, você terá acesso não apenas as aulas, mas a todos os materiais, inclusive textos que estão sendo traduzidos pela primeira vez para o português pela equipe que está organizando a 46ª Universidade de Férias do PCO.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CURSO SOBRE O STALINISMO

Veja abaixo a programação da 46° Universidade de Férias do PCO, “O que foi o Stalinismo, uma análise marxista”:

1° Parte – 1924 – 1933

  1. Introdução – Stalin até a tomada do poder
  2. Burocracia, a URSS
  3. A primeira etapa

3.1 – na URSS

3.2 – na III Internacional

  1. A luta interna

4.1 – Revolução permanente

4.2 – Industrialização

4.3 – Socialismo em um só país

  1. A revolução chinesa
  2. A segunda etapa
  3. Processos de Moscou
  4. A coletivização forçada
  5. O terceiro período

2° Parte – 1934 – 1948

  1. As frentes populares

1.1 – França

1.2 – Espanha

  1. Pacto com Hitler e a invasão da URSS
  2. A guerra e a derrota do nazismo

3.1 – o expurgo no exército

  1. O pacto contrarrevolucionário com o imperialismo

4.1 – Itália, França e Grécia

4.2 – Ialta

4.3 – A democracia

4.4 – O leste europeu

4.5 – A divisão da Alemanha

  1. Plano Marshall e leste europeu

3° Parte – 1948- 1991

  1. Terror no Leste: os processos de praga
  2. A revolução chinesa e a revolução mundial

2.1 – As revoluções stalinistas

  1. A guerra fria, a coexistência pacífica
  2. Morte de Stalin, Krushov
  3. Crise no Leste (53-56)
  4. Brezhnev
  5. 1968
  6. Crise mundial, Afeganistão, começo do fim
  7. Polônia, Gorbachov e a restauração
  8. Colapso da URRS
  9. Stalinismo e a cultura

 

Duvidas entre em contato pelos endereços da Secretaria de Organização do PCO pelo telefone +55 (11) 9.9741-0436 ou pelo e-mail pco.sorg@gmail.com

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Populares na Rede
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTV

70 ANOS DA REVOLUÇÃO CHINESA - COM RUI COSTA PIMENTA (CURSO COMPLETO)

420 Visualizações 7 horas Atrás

Watch Now

Send this to a friend