Contra a direita
A candidatura de Lula não será aceita pelo regime político sem uma mobilização de características revolucionárias
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
lula PCO ABC
Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC | Foto: Ricardo Stuckert

Em declaração ao jornal golpista Folha de S.Paulo, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), declarou:

Se Lula puder ser candidato, defendo a sua candidatura como o melhor caminho para chegarmos a um novo contrato social. Ele faria uma espécie de transição política entre o horror bolsonarista e um outro momento, inclusive com projeção de novas lideranças.

A fala de Dino é uma resposta ao pronunciamento do ex-presidente Lula feito no dia da independência do Brasil, há 4 dias. Em seu discurso, Lula disse estar à disposição do Brasil, em um claro recado de que seria candidato à presidência da República, caso houvesse uma mobilização a seu favor.

Lula era o candidato favorito das eleições presidenciais de 2018. No entanto, só não foi candidato porque a direita fraudou um número extraordinário de processos contra ele e cassou a sua candidatura. Nesse momento, Lula permanece impossibilitado, de um ponto de vista legal, de se candidatar novamente. Contudo, na medida em que cresce a revolta contra o governo Bolsonaro, cresce o apelo para que ele retorne à presidência.

Nessas condições, o papel de toda a esquerda não poderia ser outro a não ser o de lançar uma gigantesca campanha pela candidatura de Lula. Se Lula não pode, legalmente, ser candidato, é porque a direita não quer que ele seja candidato. E se assim é, é preciso uma mobilização que passe por cima das instituições e garanta a sua candidatura.

Dizer que apoia Lula “se” ele for candidato, é o mesmo que não o apoiar. O único apoio real ao ex-presidente é a luta para que ele seja candidato. E não uma luta no parlamento, na imprensa burguesa. Mas sim uma luta nas ruas, que tenha na mobilização dos trabalhadores a sua inesgotável fonte de força.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Relacionadas