Na mais fraca partida das oitavas, croatas eliminam dinamarqueses e avançam às quartas de final

World Cup - Round of 16 - Croatia vs Denmark

O que pode ser descrito do “futebol” praticado por duas seleções da “segunda divisão” do continente europeu? Croácia e Dinamarca ficaram frente a frente para a disputa da quarta vaga à próxima fase da copa do mundo.

A verdade é que não há muito o que dizer de dois times que entraram em campo para a prática do futebol, mas não o fizeram. O que as duas seleções européias fizeram durante os cento e trinta minutos (90 + 30 + acréscimos) foi ministrarem uma aula do mais genuíno e autêntico antifutebol.

No tempo regulamentar a partida terminou empatada em 1 x 1. Foram dois gols relâmpagos, assinalados antes dos cinco minutos de partida. A Dinamarca abriu o placar e logo em seguida a Croácia empatou. Daí para frente, só retranca e bolas alçadas à área para o aproveitamento de alguma cabeçada. Pouquíssimas jogadas construídas e a mais completa ausência de criatividade por parte das duas seleções.

Esperava-se mais da Croácia, que venceu todos os três jogos da fase classificatória e chegou às oitavas de final despertando alguma expectativa. Não correspondeu. Não nesta partida. Os croatas estão nas quartas de final depois de eliminarem os dinamarqueses nos pênaltis, cujo placar ficou em 3 x 2. A Croácia será a adversária da seleção russa, que mais cedo eliminou a Espanha, também na cobrança de pênaltis.