Mutirões crescem em todo o País por Fora Bolsonaro e liberdade de Lula

salvador_1563112208114

Você sabe o que é um mutirão do Partido da Causa Operária e dos Comitês de Luta Contra o Golpe?

A foto aí de cima é do companheiro Erik participando de um mutirão, na tradicional Feira de São Joaquim, em Salvador, Bahia.

Mutirão é uma atividade em que um grupo de militantes do partido causa uma interferência em um ponto de aglomeração de pessoas em uma cidade, vendendo jornais Causa Operária, distribuindo panfletos, cartazes e adesivos e coletando assinaturas para o abaixo-assinado pela liberdade de Lula e divulgando a campanha pelo “fora Bolsonaro”.

Isso vem acontecendo frequentemente em quase todas as capitais e várias cidades do País, nos finais de semana, mas também em feriados e outros dias onde haja aglomeração popular, por causa de algum festejo, mobilização sindical ou ato político de esquerda.

Ultimamente, os mutirões estão ganhando uma força extra. Mais e mais pessoas querem participar, querem ajudar, se oferecem para lutar, para gritar Fora Bolsonaro e Liberdade para Lula. Os adesivos com essas duas frases são disputadíssimos. E as assinaturas no abaixo-assinado estão mais fáceis de serem coletadas, as pessoas aparecem para assinar espontaneamente. Só no último domingo (14/7), em São Paulo, na Avenida Paulista, ao lado do MASP (Museu de Arte de São Paulo), quase mil assinaturas foram somadas ao documento.

A grande afluência das pessoas em relação aos adesivos, aos cartazes, ao jornal Causa Operária e em assinar o documento pelo Lula, demonstra que está havendo um interesse crescente em demonstrar um posicionamento político e afirmar um opção de oposição à política de desmonte dos direitos dos trabalhadores, de entrega do patrimônio dos brasileiros, de ultraje à soberania nacional e de indignação por toda a ilegalidade praticada contra o ex-presidente Lula, que deveria ser o atual presidente da República se não tivesse sido impedido em um processo jurídico forjado.

Além de São Paulo, no último final de semana, tanto no sábado como no domingo, foram realizados mutirões como esse em vários lugares, como o do Rodrigo de Salvador, e também em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, em São José, do estado de Santa Catarina, em Marília e em Campinas, no interior do estado de São Paulo, em Belo Horizonte, capital mineira, e em Embu das Artes, cidade da região metropolitana da capital paulista.

Além disso, uma das características desse esforço coletivo é angariar renda para o PCO, em uma banca montada nas proximidades do mutirão, onde são vendidas camisetas, canecas, bonés, chaveiros e outras coisas.

Se você gostaria de participar de uma atividade dessas, quer ajudar ou encontrar o pessoal para adquirir essas coisas, procure se informar com os militantes do partido na sua cidade onde e quando eles lá estarão. De qualquer forma, sempre que houver algum ato político ou manifestação de esquerda na sua cidade, é certeza que eles estarão por perto.

Veja fotos de alguns dos mutirões recentes:

Em São Paulo, SP:

Em Salvador, BA:

Em Belo Horizionte, MG:

Em Campinas, SP:

Em Marília, SP:

Em Embu das Artes, SP:

Em Petrópolis, RJ:

Em São José, SC:

Em Curitiba, PR:

Em Paranaguá, PR:

Em Contagem, MG: