Museu do Cordel promove atividades no aniversário de Caruaru, no Agreste Pernambucano

ARQUIVO .03.2012 081

No próximo dia 16, os moradores da cidade de Caruaru, localizada na Mesorregião do Agreste Pernambucano, estarão celebrando os 161 anos de fundação do município. Conhecida como a “capital do forró”, Caruaru é a maior cidade do interior pernambucano e a terceira cidade mais populosa do interior nordestino.

Apesar de ser um pólo muito badalado durante o mês de junho, uma vez que Caruaru é famosa por ter o maior São João do Mundo, a cidade conserva uma grande variedade de centros e atrações culturais. A Feira de Caruaru, imortalizada na canção homônima de Luiz Gonzaga, é um local de fusão de inúmeros elementos da cultura nordestina.

Um dos aspectos tradicionais que ainda é bastante valorizado na cidade de Caruaru é a literatura de Cordel. Ilustrados com xilogravuras e estruturados em rimas que desafiam a criatividade de seus autores, os cordéis tratam de absolutamente quaisquer assuntos: futebol, política, religião, história, brigas lendárias, biografias e até mesmo aspectos da vida cotidiana.

O Museu do Cordel, fundado em 1999, concentra um pouco da vastíssima obra da literatura de cordel caruaruense. Além de contar com um acervo importante para a literatura de cordel, o museu também promove eventos culturais na cidade. Para o dia 16, durante o aniversário da fundação de Caruaru, o Museu do Cordel está preparando um show com a banda Forró Cordel, que une elementos da poesia popular com o forró. Além disso, haverá a declamação de vários autores de cordéis da região.

Para participar da festa ou para conhecer o Museu do Cordel, basta ir até o Parque 18 de Maio, 154, na Feira Livre de Caruaru.