Menu da Rede

Mujica se alia com o imperialismo e chama Venezuela de ditadura

Tempo de Leitura: 2 Minutos

Publicidade

No último sábado (28), o ex-presidente uruguaio José Mujica declarou à Radio Universal que o governo da Venezuela seria uma “ditadura”. Disse o uruguaio: “é uma ditadura, sim. Mas ditadura há na Arábia Saudita, com um rei absoluto. Ditadura há na Malásia, matam 25 pessoas por dia. E a República Popular da China, o que dizer”?.

A declaração de Mujica vem em uma etapa crucial da crise do capitalismo. Há cerca de 20 anos, os Estados Unidos, apoiados pelos demais países imperialistas, vêm tentando desestabilizar o regime político venezuelano para saquear o petróleo e todas as riquezas do povo da Venezuela. Nos últimos anos, a ofensiva tem se intensificado, mas a reação do povo venezuelano, que apoia massivamente o governo de Nicolás Maduro, tem impedido que o imperialismo siga adiante, causando um grande impasse na América Latina.

Na medida em que Mujica caracteriza o governo venezuelano como uma ditadura, ele está colaborando diretamente com o imperialismo, que quer derrubar Maduro a todo custo. O momento não é o de fazer críticas ao governo da Venezuela, mas sim de se aliar ao seu povo para travar uma luta continental contra o imperialismo.

O apoio de Mujica ao golpe na Venezuela também coincide com outro aspecto importante: o uruguaio, embora se apresente como uma figura de esquerda, é exaltado pela imprensa capitalista. Ao contrário de Nicolás Maduro, que é tratado como um ditador, e de Lula e de Cristina Kirchner, que são diariamente taxados de corruptos, Mujica é visto com muita simpatia pela imprensa burguesa.

O motivo dos constantes afagos da burguesia a Mujica é justamente o fato de o uruguaio se posicionar segundo ps interesses da direita, como acabou de fazer no caso da Venezuela. Tal política, no entanto, não representa nenhum ganho para os trabalhadores: é uma política de total submissão ao imperialismo, que irá destruir, se não for freado, tosos os países da América Latina.

Populares na Rede
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTV

Biden e Putin se encontram em Genebra - Correspondente Internacional (Reprise)

30 Visualizações 36 minutos Atrás

Watch Now

Send this to a friend