MST declara apoio a candidatura de Lula

mst golpe

Em Carta ao Povo Brasileiro, a direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) declarou apoio a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições deste ano. A carta foi publicada nessa última semana para esclarecer a posição do movimento diante da aproximação do pleito.

A carta afirma que “o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, vem a público declarar o apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, por entender que ela representa a luta contra o golpe e os desejos do povo brasileiro por mudanças nesse cenário de crise que assola a todos nós”.

O apoio do MST a candidatura de Lula é extremamente importante e vem num momento em que setores da esquerda oportunista querem construir um acordo com os golpistas, e “virar a página do golpe”, aceitando o novo quadro político, deixando Lula na cadeia.

As eleições que estão por vir serão extremamente antidemocráticas, pois estão procurando legitimar o golpe. Nesse sentindo, a candidatura de Lula é a pedra no sapato dos golpistas, a peça que atrapalha todos os planos.

Querem construir candidaturas alternativas, desde o apoio ao direitista Ciro Gomes até as candidaturas abutres da esquerda oportunista, como Manuela D`Avila (PCdoB) e de Guilherme Boulos (Psol), uma política de capitulação diante dos golpistas.

Fica claro que o apoio a candidatura de Lula é a expressão da luta contra o golpe e deve-se rejeitar qualquer tentativa de “plano B” dentro do próprio PT e outro partido, que são os planos que direita necessita.