Luto
Entidade de estudantes da UFRB publicou, em rede social, nota de despedida ao professor da UFRB e militante do PCO, companheiro Antônio Eduardo.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
106702524_2664977083790091_5422480963550559131_n
Antônio Eduardo. | Foto: Reprodução
NOTA DE DESPEDIDA AO GRANDE EDUCADOR E COMPANHEIRO DA CAUSA ESTUDANTIL - PROF. DR. ANTÔNIO EDUARDO

Nós, o Movimento Estudantil da UFRB, expressamos nosso pesar pelo falecimento do nosso querido amigo, cientista social e professor doutor Antônio Eduardo Alves de Oliveira e nossa solidariedade a familiares e [email protected] Professor da graduação e pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) do CAHL/UFRB. Foi um grande sindicalista da UFRB, na Associação dos Professores Universitários do Recôncavo - APUR, uma liderança docente consagrada e respeitada por todas as pessoas. Foi também um militante da esquerda e do PCO (Partido da Causa Operária), sendo uma referência para muitos na UFRB, na Bahia e no Brasil. Uma das mais poderosas vozes da esquerda e da educação de nossa instituição, tendo trazido e elevado muitos dos debates sobre como nós, comunidade acadêmica, temos uma obrigação ética e histórica com e como parte do povo!

Eduardinho, como era mais conhecido, foi uma grande referência de formação teórica e prática para muitas pessoas do movimento estudantil da UFRB. Sempre próximo a nós, foi alguém importante nos debates sobre democracia universitária, co-gestão, sufrágio universal, combate à Ditadura de 64, contra o golpe recente em 2016, sucateamento e privatização da educação, popularização da universidade, desburocratização, enfim, um dos professores que o ME da UFRB teve o prazer de poder contar e poder chamar de nosso companheiro. Sempre acreditou no poder transformador e na valorização da participação e do protagonismo estudantil na construção da universidade, até indo de encontro a algumas convenções que muitos professores têm em relação à participação estudantil nos processos de decisão.

Como militante da Educação, sempre buscou superar divergências, apresentando os interesses coletivos das três categorias e foi um dos responsáveis em vários momentos pela unificação das pautas e de criação de espaços de diálogo, como o fórum Tripartite. Participou de muitas campanhas e atos públicos na defesa pela Educação Pública, Gratuita e de Qualidade, socialmente responsável e participativa da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Nós do Movimento Estudantil da UFRB somos imensamente gratos pelo amigo, companheiro e lutador ao qual tivemos ao nosso lado por tantos anos na figura do Professor Antônio Eduardo, alguém que deixou um legado dentro da UFRB e na luta pela educação, democracia e liberdade.

Eduardinho muito nos ensinou dentro e para muito além da sala de aula, lições para toda uma vida e que vão se estender por muitas gerações! Sua luta continuará conosco hoje e sempre!

27 de Dezembro de 2020
Recôncavo da Bahia
Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas