HAMBURGUER CE1920
SHARE
Anterior
Próximo

Luto

Movimento estudantil da UFRB publica nota de despedida a Duda

Entidade de estudantes da UFRB publicou, em rede social, nota de despedida ao professor da UFRB e militante do PCO, companheiro Antônio Eduardo.

Tempo de Leitura: 2 Minutos

Antônio Eduardo. – Foto: Reprodução

Publicidade
NOTA DE DESPEDIDA AO GRANDE EDUCADOR E COMPANHEIRO DA CAUSA ESTUDANTIL - PROF. DR. ANTÔNIO EDUARDO

Nós, o Movimento Estudantil da UFRB, expressamos nosso pesar pelo falecimento do nosso querido amigo, cientista social e professor doutor Antônio Eduardo Alves de Oliveira e nossa solidariedade a familiares e amig@s. Professor da graduação e pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) do CAHL/UFRB. Foi um grande sindicalista da UFRB, na Associação dos Professores Universitários do Recôncavo - APUR, uma liderança docente consagrada e respeitada por todas as pessoas. Foi também um militante da esquerda e do PCO (Partido da Causa Operária), sendo uma referência para muitos na UFRB, na Bahia e no Brasil. Uma das mais poderosas vozes da esquerda e da educação de nossa instituição, tendo trazido e elevado muitos dos debates sobre como nós, comunidade acadêmica, temos uma obrigação ética e histórica com e como parte do povo!

Eduardinho, como era mais conhecido, foi uma grande referência de formação teórica e prática para muitas pessoas do movimento estudantil da UFRB. Sempre próximo a nós, foi alguém importante nos debates sobre democracia universitária, co-gestão, sufrágio universal, combate à Ditadura de 64, contra o golpe recente em 2016, sucateamento e privatização da educação, popularização da universidade, desburocratização, enfim, um dos professores que o ME da UFRB teve o prazer de poder contar e poder chamar de nosso companheiro. Sempre acreditou no poder transformador e na valorização da participação e do protagonismo estudantil na construção da universidade, até indo de encontro a algumas convenções que muitos professores têm em relação à participação estudantil nos processos de decisão.

Como militante da Educação, sempre buscou superar divergências, apresentando os interesses coletivos das três categorias e foi um dos responsáveis em vários momentos pela unificação das pautas e de criação de espaços de diálogo, como o fórum Tripartite. Participou de muitas campanhas e atos públicos na defesa pela Educação Pública, Gratuita e de Qualidade, socialmente responsável e participativa da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Nós do Movimento Estudantil da UFRB somos imensamente gratos pelo amigo, companheiro e lutador ao qual tivemos ao nosso lado por tantos anos na figura do Professor Antônio Eduardo, alguém que deixou um legado dentro da UFRB e na luta pela educação, democracia e liberdade.

Eduardinho muito nos ensinou dentro e para muito além da sala de aula, lições para toda uma vida e que vão se estender por muitas gerações! Sua luta continuará conosco hoje e sempre!

27 de Dezembro de 2020
Recôncavo da Bahia
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Populares na Rede
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTV

"Fora Bolsonaro": debate entre Rui Costa Pimenta e Breno Altman - Universidade Marxista nº 408

0 Visualizações 22 minutos Atrás

Watch Now

Send this to a friend