Siga o DCO nas redes sociais

Luta por direitos
Motoristas do Uber dos EUA lutam pela formação de sindicato
Na Califórnia, é aprovada legislação que torna motoristas de Uber funcionários da empresa.
uber protesto
Luta por direitos
Motoristas do Uber dos EUA lutam pela formação de sindicato
Na Califórnia, é aprovada legislação que torna motoristas de Uber funcionários da empresa.
Protesto de motoristas de Uber na Califórnia
uber protesto
Protesto de motoristas de Uber na Califórnia

No estado da Califórnia, foi aprovada provisoriamente uma lei que torna os motoristas de aplicativos como Uber funcionários da empresa. Depois de uma intensa luta contra os capitalistas donos das empresas como Uber e Lyft, os motoristas de aplicativo estão a um passo de conquistar esse novo direito trabalhista. O próximo passo seria no sentido de formar um sindicato dessa categoria.

A lei chamada AB5 foi proposta pela legisladora Lorena Gonzáles, de San Diego. Ela tem como base uma sentença da Suprema Corte californiana que interpretou, em um caso contra uma empresa de entregas em domicílio, que os seus entregadores são considerados funcionários. A legislação deve fazer com que essa interpretação se aplique para todas as relações entre empresas e funcionários de serviços por aplicativos.

A Uber e a Lyft já exerceram bastante pressão no sentido de alterar essa lei e prometem lutar contra a decisão e tentar trazê-la para votação popular, o que é uma possibilidade bastante real dentro do sistema político vigente na Califórnia. Além de já pressionarem o governador da Califórnia, Gavin Newsom, para que ele não assine a legislação.

O modelo econômico trazido pela Uber, apesar de ser chamado pelos capitalistas que lucram com ele de “economia colaborativa”, é um modelo em que o trabalhador é explorado, não possui nenhum vínculo com a empresa contratante, não possui nenhum direito trabalhista, ganha uma remuneração muito pequena e ainda tem que trabalhar cargas horárias longas para poder ganhar o suficiente para sua sobrevivência.

A aprovação dessa nova lei seria uma vitória para os motoristas de aplicativo e outros funcionários que trabalham dentro dessa plataforma. Essa conquista vem, como todas as outras, após um longo período de luta política dos trabalhadores dessa área, que vêm fazendo protestos e greves em diversas partes dos EUA e agora conseguiram efetivamente fazer uma pressão no governo para obter essa legislação em seu favor.