Mostra exibe curtas de cineastas brasileiras

Em 2016 ocorreu a I Mostra de Cinema das Mulheres, com o objetivo exibir obras independentes, produzidas por mulheres de todo país. Neste ano, a terceira edição do evento contou com a exibição de nove curtas-metragens e com conversas entre a produção, elenco e o público posterior a exibição.
A III Mostra de Cinema das Mulheres foi promovida pelo Coletivo Baciada de Mulheres do Juquery e aconteceu entre os dias 30 de março a 1 de abril no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, no município de Franco da Rocha.
A ideia dos curtas é trazer para o público questões importantes e evidentes na realidade das mulheres tal qual violência de gênero, racial etc.
Para o Coletivo, a exibição de curtas, tal qual oficinas como “Captura Audiovisual de Guerrilha” são de suma importância, uma vez que é muito necessária a luta das mulheres pelos direitos já adquiridos e pela conquista de novos.
É importante ressaltar que a luta das mulheres deve ser uma luta política. A emancipação das mulheres, que libertará ela da realidade de opressão e violência, só acontecerá com a derrubada total do sistema capitalista. Como se sabe a escravização social da mulher acontece por aspectos ligados à economia que fomenta o sistema e não exclusivamente por questões culturais.