Mostra em Goiás faz homenagem a Villa-Lobos

heitor-villa-lobos
Nesse sábado, dia 21 de abril (20h), o Teatro Goiânia em Goiás assistirá a uma imperdível homenagem a um dos maiores compositores brasileiros: Heitor Villa-Lobos. A entrada será gratuita e o concerto, conduzido pelo professor e maestro Marcos Botelho, faz parte de uma mostra de música erudita iniciada em 1 de Março. A homenagem é em decorrência da comemoração dos 130 do nascimento do autor, que ocorreu ano passado.
Aqui você pode ouvir um pouco da música.
Villa-lobos é um expoente da música modernista no Brasil, tendo sido um dos primeiros autores de música erudita a entender e desenvolver obras com base nas características nacionais de ritmo. Ele fez parte da Semana de Arte Moderna brasileira, apresentando em cada um dos três dias, um espetáculo único e distinto.
Viveu na Era Vargas do Brasil, quando organizou vários concertos nos arredores de São Paulo e compôs músicas educativas e patrióticas. Em 1932 ele se tornou diretor da Superintendência de Educação Musical e Artística (SEMA), e, entre as suas atividades, produzia arranjos, como a Missa Solemnis de Ludwig van Beethoven e também de várias composições brasileiras.
Passou por fases de criticas, mas hoje é altamente reconhecido nacional e internacionalmente. Seu estilo exclusivo não pode ser enquadrado em nenhum movimento musical da época. As composições são marcadas por combinações inusitadas de instrumentos, arcadas bem puxadas nas cordas, uso de percussão popular e imitação de cantos de pássaros.
Vale a pena conhecer e ouvir sua obra.