Mostra de cinema polonês na cinemateca de SP exibe filmes de Andrzej Wajda e Roman Polanski

cinema polones

Nesta semana, O Consulado Honorário da República da Polônia em São Paulo juntamente com a Associação dos Cineastas Poloneses apresentam a Mostra de Cinema Polonês, que contará com a exibição de oito filmes dirigidos por grandes cineastas poloneses e que têm como tema central de seus trabalhos o período das partições da Polônia, a Segunda Guerra Mundial e o período socialista, da República Popular da Polônia. A Mostra iniciou no última dia 08 de dezembro e tem programação confirmada até o dia 15, e já foi exibida na Europa, Ásia, Oceania e America do Norte, tendo sido muito bem recebida.

As principais atrações da mostra sem dúvida são os filmes dirigidos por Andrzej Wajda, principal cineasta polonês, Cinzas e diamantes (1958), O homem de mármore (1976) e, Terra prometida (1974). Os Filmes de Wajda são marcados pelo forte carater político, tendo denunciado a repressão realizada pela burocracia soviética aos  movimentos populares na Europa, mas também tendo retratado de forma muito fiel as guerrilhas comunistas que combateram o fascismo e o nazismo durante a 2º Guera Mundial.

Além destes filmes a mostra também irá apresentar as produções Noites e dias (1975), de Jerzy Antczak, Volínia (2016), de Wojciech Smarzowski, O pianista (2002), de Roman Polański, Varsóvia 44 (2014), de Jan Komasa e de Guerra fria (2018), de Paweł Pawlikowski. Todos os filmes tem uma forte ligação com as lutas políticas travadas na Polônia e na Europa como um todo, abordando as questões políticas de vários ângulos.

Vale destacar que o cinema se destaca como uma importante ferramenta de denúncia política e de protesto, sendo que muitos cineastas, incluindo Roman Polański e Andrzej Wajda, sofreram e sofrem com uma série de perseguições por parte do imperialismo. O cinema polonês destacou-se nesse gênero cinematográfico e justamente por isso foi duramente atacado pelos setores imperialistas que dominam a produção áudio-visual.

Toda a programação da Mostra terá entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria da cinemateca uma hora antes do início das sessões. A programação pode ser conferida no site da cinemateca de São Paulo e a entrada nas sessões está sujeita a lotação das salas.