Organização popular
Moradores do bairro Ribeirão Fresco em Blumenau fazem uma primeira reunião para organizar um Conselho Popular, a fim de enfrentar a direita na crise da saúde e econômica.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
moradores ribeirão fresco GRANDE
Moradores do bairro Ribeirão Fresco. |

Ocorreu hoje (24), uma reunião da Associação de Moradores do Bairro de Ribeirão Fresco, em Blumenau (SC). Diante da crise de saúde enfrentada pelo país, ocasionada pelo surgimento do coronavírus, e da crise econômica do capitalismo que vem se aprofundando no último período desde o golpe de estado, essas pessoas compreenderam que a única solução é a organização do povo, que serão os mais afetados pela situação.

Entre as ações de organização que foram discutidas na reunião estão o levantamento de dados sobre o bairro, como o número de pessoas, sua renda, o número de idosos, crianças e dados de contato dos moradores. A intenção é criar uma rede de informações sobre a população da região, a fim de poder planejar a atuação do Conselho.

Foi também discutida a criação de um manifesto para o Conselho, em que serão colocadas diversas reivindicações, muitas delas presentes no programa do PCO para a crise do coronavírus e econômica. Entre elas, estarão distribuição gratuita de máscaras, álcool gel e outros materiais de proteção; testes em massa do coronavírus para a população; transformação das escolas fechadas em restaurantes públicos; a denúncia da omissão dos governos municipal, estadual e federal diante da situação, entre muitas outras.

Segundo o companheiro Matheus Vetter, militante do Partido da Causa Operária que estava presente na reunião:

“A recepção do pessoal foi bem positiva. É necessário chamar o povo à mobilização. Os sindicatos estão fechados, porém os moradores ainda estão no bairro e são necessidade nossa. O conselho popular irá fazer reuniões diárias. Nossa intenção é atuar com base em duas políticas, uma de reivindicações externas e uma de ações práticas imediatas. Pretendemos pressionar o poder público, mas sem ter ilusões de que eles resolverão os problemas”.

A iniciativa é fundamental nessa próxima etapa política. O governo de extrema-direita pretende deixar que a população morra infectada pelo vírus e deixar que a população seja posta na miséria diante da crise econômica. É preciso organizar a população para lutar contra isso e para lutar pelo Fora Bolsonaro, com eleições gerais já!

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Relacionadas