Organização popular

Moradores de bairro em Blumenau se reúnem para formar Conselho Popular

Moradores do bairro Ribeirão Fresco em Blumenau fazem uma primeira reunião para organizar um Conselho Popular, a fim de enfrentar a direita na crise da saúde e econômica.

Ocorreu hoje (24), uma reunião da Associação de Moradores do Bairro de Ribeirão Fresco, em Blumenau (SC). Diante da crise de saúde enfrentada pelo país, ocasionada pelo surgimento do coronavírus, e da crise econômica do capitalismo que vem se aprofundando no último período desde o golpe de estado, essas pessoas compreenderam que a única solução é a organização do povo, que serão os mais afetados pela situação.

Entre as ações de organização que foram discutidas na reunião estão o levantamento de dados sobre o bairro, como o número de pessoas, sua renda, o número de idosos, crianças e dados de contato dos moradores. A intenção é criar uma rede de informações sobre a população da região, a fim de poder planejar a atuação do Conselho.

Foi também discutida a criação de um manifesto para o Conselho, em que serão colocadas diversas reivindicações, muitas delas presentes no programa do PCO para a crise do coronavírus e econômica. Entre elas, estarão distribuição gratuita de máscaras, álcool gel e outros materiais de proteção; testes em massa do coronavírus para a população; transformação das escolas fechadas em restaurantes públicos; a denúncia da omissão dos governos municipal, estadual e federal diante da situação, entre muitas outras.

Segundo o companheiro Matheus Vetter, militante do Partido da Causa Operária que estava presente na reunião:

“A recepção do pessoal foi bem positiva. É necessário chamar o povo à mobilização. Os sindicatos estão fechados, porém os moradores ainda estão no bairro e são necessidade nossa. O conselho popular irá fazer reuniões diárias. Nossa intenção é atuar com base em duas políticas, uma de reivindicações externas e uma de ações práticas imediatas. Pretendemos pressionar o poder público, mas sem ter ilusões de que eles resolverão os problemas”.

A iniciativa é fundamental nessa próxima etapa política. O governo de extrema-direita pretende deixar que a população morra infectada pelo vírus e deixar que a população seja posta na miséria diante da crise econômica. É preciso organizar a população para lutar contra isso e para lutar pelo Fora Bolsonaro, com eleições gerais já!

Gostou do artigo? Faça uma doação!