Contra o neoliberalismo

Mobilização no continente inspira luta pela liberdade de Lula

O golpe de 2016 e a fraude eleitoral de 2018 colocaram no poder o golpista e ilegítimo Bolsonaro, nada foi isolado no quadro político mais geral da América Latina

Da redação – Hoje é dia de ato nacional em Curitiba para defender a liberdade do ex-presidente Lula. Depois de dar um golpe em 2016, a direita golpista organizou todo o regime político de modo que a prisão política de Lula continue. Vazamentos de mensagens privadas de agentes da Lava Jato mostraram o envolvimento de procuradores, juízes, policiais e até ministros do STF em uma ampla tramoia para perseguir o ex-presidente. Manter Lula preso é muito importante para a direita golpista. E do outro lado, impor ao regime por meio da mobilização popular a liberdade para Lula pode levar a direita ao colapso e a uma derrota da política neoliberalismo no Brasil e em todo o continente.

Uma onda continental

O golpe de 2016 e a fraude eleitoral de 2018 colocaram no poder o golpista e ilegítimo Jair Bolsonaro. Nenhum desses acontecimentos foi isolado no quadro político mais geral da América Latina. O imperialismo organizou uma série de golpes em todo o continente para impor o mesmo tipo de política neoliberal, com cortes de gastos públicos e ataques às condições de vida de amplos contingentes da população. Ataques que consistem na imposição de menos direitos trabalhistas, salários menores, aposentadorias menores e que chegam mais tarde etc.

As revoltas populares recentes no Haiti, Honduras, Equador e Chile expressam uma reação dos trabalhadores a essa política em todo o continente. São todas reações a um mesmo tipo de política. No Brasil, a exigência de Fora Bolsonaro e a luta pela liberdade de Lula expressam de forma organizada essa rejeição. É preciso procurar estabelecer essas exigências como eixos das mobilizações a partir de agora, de modo que as manifestações tenham um programa político claro que não possa ser contornado com manobras como concessões sociais parciais ou recuos pontuais do governo. Rumo a grandes mobilizações como está acontecendo agora no Chile. Fora Bolsonaro! Liberdade para Lula!

Gostou do artigo? Faça uma doação!