Missão “Insight” vai olhar para dentro de Marte e buscará respostas sobre existência de água

marte1 (1)

Da redação – Com vista a estudar as camadas internas no planeta Marte, a missão “Insight” irá testar a condutividade térmica do planeta vermelho com uma sonda de fluxo de calor. Lançado em 5 de maio passado, da Califórnia, módulo espacial aterrissou na segunda-feira 26 em Marte, onde ficará por 728 dias terrestres.

O trabalho consistirá em mapear os movimentos das placas tectônicas e medirá outras atividades sísmicas. A sonda vai verificar a oscilação do Polo Norte durante a órbita de Marte em torno do Sol e os pesquisadores querem descobrir se o núcleo de Marte é líquido e o que há dentro dele além de ferro.

“As condições de pressão e temperatura dentro da Lua estão longe de ser tão elevadas como na Terra e em Marte, por isso, quando observarmos as camadas rochosas em Marte, teremos a oportunidade de usar os modelos que desenvolvemos para a Lua. Poderemos então ver onde acertamos e o que um planeta maior pode nos dizer”, explicou Suzanne  Smrekar, vice-gestora de projetos de pesquisa da missão.