Siga o DCO nas redes sociais

Mineradora causa destruição ambiental no Pará e governo golpista encobre
Mineradora causa destruição ambiental no Pará e governo golpista encobre

No último dia 28/02/2018, o IBAMA multou em 20 milhões e a proibiu o uso do depósito de resíduos sólidos DSR2 (Depósito de Resíduos Sólidos) da empresa mineradora Hydro Alunorte por contaminação da água na cidade de Barcarena no Nordeste do Pará.

A Hydro Alunorte é uma parceria público privada em que 14% da produção ficava para o consumo interno e 86% destinados ao mercado externo. Atualmente 41% da empresa pertence a uma grande empresa norueguesa. Parece que não está acontecendo nada demais. A Alunorte comete um acidente ambiental e logo depois é multada, porém, com o atual momento político, econômico e social em que o país vive, esse não pode ter sido um simples acidente, e a multa que a empresa levou pode ter maiores desdobramentos.

Com forte looby do ministro do meio ambiente Sarney Filho, filho do ex-presidente José Sarney,  para que a empresa seja punida o imperialismo usa de um expediente corriqueiro para conseguir o controle total da empresa e tirá-la definitivamente das mãos do estado; sucateia, provoca acidentes, e se utiliza de lacaios na política para defenderem a tese de que tudo de ruim que acontece na empresa é de responsabilidade do estado e não da empresa privada. Assim forçam a privatização total da empresa.

Desde que o imperialismo juntamente com a direita mais intimamente a ele ligado conspirou pelo golpe de estado que derrubou Dilma Rousseff, travestido de um processo de impeachement  farsesco, fraudulento e criminoso em 2016, a política de liquidação total da economia foi colocada em marcha. O Pré-Sal foi vendido a preço de banana, empresas como a Eletrobras e o sistema único de saúde o SUS estão na mira da direita golpista.

Isso somado à “reforma” trabalhista, a reforma da previdência, o fim de programas sociais, mostram que o golpe veio para colocar toda a infra-estrutura nacional à venda. No entanto, a incapacidade do governo golpista de Michel Temer em executar os planos dos golpistas e o fato de a burguesia estar perdendo o controle da situação política, leva a um aprofundamento do golpe de estado com a iminente ameaça de uma intervenção militar nacional, seja ela oficial ou disfarçada de alguma legitimidade mantendo o presidente Michel Temer no comando do país.

A Hydro Alunorte é só mais uma das várias empresas estatais que estão na mira dos capitalistas estrangeiros Isso é parte da política de terra arrasada que eles querem impor ao país levando o Brasil a um estado de miséria jamais visto em nossa história. Eles estão vindo buscar até mesmo a medula do nossos ossos, eles querem matar os brasileiros de fome, única e exclusivamente para salvar o lucro de meia dúzia de capitalistas. É necessário uma ampla mobilização contra o golpe de estado e a ameaça de intervenção militar tão forte desde a ocupação do Rio de Janeiro.

Contribua também com a nossa vakinha on line com o quanto puder e o quanto quiser.