Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit

No último dia 28/02/2018, o IBAMA multou em 20 milhões e a proibiu o uso do depósito de resíduos sólidos DSR2 (Depósito de Resíduos Sólidos) da empresa mineradora Hydro Alunorte por contaminação da água na cidade de Barcarena no Nordeste do Pará.

A Hydro Alunorte é uma parceria público privada em que 14% da produção ficava para o consumo interno e 86% destinados ao mercado externo. Atualmente 41% da empresa pertence a uma grande empresa norueguesa. Parece que não está acontecendo nada demais. A Alunorte comete um acidente ambiental e logo depois é multada, porém, com o atual momento político, econômico e social em que o país vive, esse não pode ter sido um simples acidente, e a multa que a empresa levou pode ter maiores desdobramentos.

Com forte looby do ministro do meio ambiente Sarney Filho, filho do ex-presidente José Sarney,  para que a empresa seja punida o imperialismo usa de um expediente corriqueiro para conseguir o controle total da empresa e tirá-la definitivamente das mãos do estado; sucateia, provoca acidentes, e se utiliza de lacaios na política para defenderem a tese de que tudo de ruim que acontece na empresa é de responsabilidade do estado e não da empresa privada. Assim forçam a privatização total da empresa.

Desde que o imperialismo juntamente com a direita mais intimamente a ele ligado conspirou pelo golpe de estado que derrubou Dilma Rousseff, travestido de um processo de impeachement  farsesco, fraudulento e criminoso em 2016, a política de liquidação total da economia foi colocada em marcha. O Pré-Sal foi vendido a preço de banana, empresas como a Eletrobras e o sistema único de saúde o SUS estão na mira da direita golpista.

Isso somado à “reforma” trabalhista, a reforma da previdência, o fim de programas sociais, mostram que o golpe veio para colocar toda a infra-estrutura nacional à venda. No entanto, a incapacidade do governo golpista de Michel Temer em executar os planos dos golpistas e o fato de a burguesia estar perdendo o controle da situação política, leva a um aprofundamento do golpe de estado com a iminente ameaça de uma intervenção militar nacional, seja ela oficial ou disfarçada de alguma legitimidade mantendo o presidente Michel Temer no comando do país.

A Hydro Alunorte é só mais uma das várias empresas estatais que estão na mira dos capitalistas estrangeiros Isso é parte da política de terra arrasada que eles querem impor ao país levando o Brasil a um estado de miséria jamais visto em nossa história. Eles estão vindo buscar até mesmo a medula do nossos ossos, eles querem matar os brasileiros de fome, única e exclusivamente para salvar o lucro de meia dúzia de capitalistas. É necessário uma ampla mobilização contra o golpe de estado e a ameaça de intervenção militar tão forte desde a ocupação do Rio de Janeiro.

Contribua também com a nossa vakinha on line com o quanto puder e o quanto quiser.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas