Interior de São Paulo
Como parte da campanha do PCO por um 1º de Maio sem a direita, os militantes entregaram os boletins Luta Metalúrgica e adesivos Fora Bolsonaro aos operários da ZF Sachs
IMG-20200430-WA0014
Militantes do PCO na porta da ZF Sachs, em Araraquara. Foto: DCO |

Da redação – Na tarde desta quinta (30), como parte da campanha lançada pelo Partido da Causa Operária por um 1º de Maio sem os bandidos da direita, os militantes de Araraquara realizaram uma panfletagem na unidade fabril da empresa multinacional alemã do ramo metalúrgico ZF Sachs (ZF Friedrichshafen AG, em alemão). A ZF produz embreagens para carros e caminhões e possui unidades em Engenheiro Coelho, Iracemápolis, Itu, Limeira, Sorocaba e São Bernardo do Campo, todas localizadas no Estado de São Paulo.

Foram entregues dezenas de boletins Luta Metalúrgica e adesivos Fora Bolsonaro para os operários.

Em diálogo com os militantes na entrada da fábrica, os operários relataram que atualmente a unidade de Araraquara tem por volta de 400 operários, contando com a linha de produção, pessoal administrativo, manutenção e segurança. A mecanização implantada pela empresa gerou uma série de demissões, o que reduziu o quadro de funcionários.

Os operários moram nos bairros de periferia da cidade de Araraquara, como Parque Gramado, Roxo, Selmi Dei e Hortênsias. Uma parte vem de cidades vizinhas, casos de São Carlos e Américo Brasiliense.

Uma parte significativa dos operários está com o contrato suspenso e se encontra em casa, por isso a empresa está com os turnos reduzidos. O governo está pagando 70% e os patrões os 30% restantes do valor do salário. Um acordo foi feito pelo sindicato dos metalúrgicos com os patrões, e acabou por ser aceito pelos trabalhadores em assembleia realizada nas dependências da empresa. Os operários relataram que, embora não concordassem com o acordo, o medo de perder o emprego e não ter renda para sustentar suas famílias foi o motivo que os obrigou a aceitar.

A panfletagem foi muito bem aceita pelos operários, que dialogavam com os militantes e se entusiasmavam com a palavra de ordem Fora Bolsonaro.

 
(Entrada da unidade da ZF Sachs de Araraquara)
Relacionadas