Bolívia

Milhares pedem o Fora Añez, presidente golpista autoproclamada

Milhares de pessoas saíram de El Alto e marcharam até La Paz pedindo o Fora Añez, o fim do golpe militar

Da redação – Milhares de bolivianos pobres, trabalhadores e indígenas desceram do município de El Alto até o centro histórico de La Paz na tarde desta quarta-feira (13), contra o golpe de Estado realizado no último domingo e pedindo a renúncia da autoproclamada presidente interina da Bolívia, a direitista Jeanine Añez.

Muitos deles portavam a bandeira whipala, símbolo tradicional dos povos originários e que se tornou bandeira oficial da Bolívia junto com a bandeira tricolor durante o governo do presidente legítimo e reeleito Evo Morales. Essa bandeira tem sido um dos alvos principais dos golpistas bolivianos, que queimaram muitas delas e, no caso dos policiais, as rasgaram de seus uniformes, evidenciando o caráter nitidamente fascista do golpe na Bolívia, uma vez que essa bandeira representa a maioria dos bolivianos, que é indígena.

A grande marcha foi até a Plaza San Francisco, no centro histórico de La Paz. Apesar de pacífica, a polícia iniciou uma forte repressão, com bombas de gás lacrimogêneo, para tentar dispersar os manifestantes, que revidaram com o que tinham nas mãos: paus, pedras e fundas.

Até o momento, segundo o Instituto de Investigações Forenses da Bolívia, a repressão das forças golpistas matou dez pessoas, sendo oito por projéteis de armas de fogo.

Gostou do artigo? Faça uma doação!