Crise financeira
Merkel coloca mais uma vez de que lado está: da burguesia e do imperialismo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Merkel
Merkel é uma das principais agentes do imperialismo | Foto: Reprodução

Durante a pandemia do coronavírus, alguns países têm sido destacados pela esquerda pequeno-burguesa como verdadeiros exemplos de como lidar com a crise sanitária que permeia o mundo neste momento. Dentre os científicos paladinos da saúde e do bem-estar social, vale citarmos a Inglaterra, a França e, por último, mas não menos importante, a própria Alemanha. Já sabemos que essa caracterização é simplesmente falsa. Afinal de contas, todos esses países praticaram exatamente a mesma política: a da burguesia.

Todavia, a Alemanha, em especial, se apresenta como uma verdadeira incógnita no sentido do apoio que recebe destes setores da esquerda, que juram que Angela Merkel, uma das maiores representantes do imperialismo, é basicamente um anjo da democracia. E, como em outras ocasiões, a atual situação política tem representado uma ótima oportunidade para desmascararmos todas essas ilusões.

Uma das provas de que determinado país não apresentou política adequada para lidar com a atual crise sanitária são os números da doença neste local, algo que a Alemanha tem de sobre: quase 1.400.000 casos confirmados e mais de 20.000 mortes.

Como interpretar estes dados e concluir que foi feito um bom trabalho? O fato é que, desde sempre, a política seguida por Merkel e, em geral, pela própria União Europeia, é a de salvar os grandes capitalistas. Logo no começo, a UE anunciou verdadeiras bazucas fiscais para garantir que seus amigos na burguesia não sofressem com a crise econômica catalisada pelo coronavírus. Agora, a Alemanha de Merkel faz o mesmo.

No último domingo (13), Merkel anunciou que irá fechar o comércio e as escolas entre os dias 16 de dezembro e 10 de janeiro. “Apenas” funcionarão serviços essenciais como farmácias, supermercados e bancos. Afinal, no atual estágio da pandemia, aplicar a política da burguesia de uma forma que não resulte – escancaradamente – na morte de milhares de pessoas é inviável.

Chega num ponto em que é preciso segurar a barra da situação por pelo menos alguns dias, realmente para não ficar claro a pretensão desse tipo de governo. Entretanto, frente a tudo isso, esperaríamos que a tão democrática e bondosa Merkel garantisse boas condições àqueles que sofrerão com esse tipo de política, não é mesmo? Decerto que seu posicionamento seria a criação de uma série de auxílios à população pobre que simplesmente não consegue sustentar a crise nas costas. Infelizmente, contrariando toda sua benevolência, Merkel entrega todo o dinheiro do povo aos capitalistas, e nada mais.

O governo anunciou que, durante este período, apoiará as empresas afetadas com o singelo valor de 11 bilhões de euros (cerca de R$67,5 bilhões) por mês. Merkel resolveu, de uma vez por todas, deixar claro quem ela irá ajudar, acabando com a economia Alemã em prol da burguesia, utilizando todo o dinheiro do povo para servir aos seus próprios interesses.

Enquanto isso, a população fica à mercê de sua própria sorte, sem qualquer auxílio efetivo por parte de Merkel que, desde sempre, governou para o imperialismo, e não para os trabalhadores. É mais uma prova cabal de que enquanto a classe operária não governar, não terá seus interesses atendidos pela burguesia, que é quem chega ao poder na atual correlação de forças da grande maioria dos países. Até lá, a pandemia e, consequentemente, a crise, continuarão, tendo como única saída real a própria luta de classes.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas