Desemprego em Massa
A Organização Internacional do Trabalho faz algumas recomendações aos governos para que protejam os trabalhadores e as pequenas empresas, algum inócuo frente ao capitalismo.
image_processing20200317-31917-7vjhzz
Foto: Brasil de Fato. |

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentou que pelo menos 305 milhões de trabalhadores perderão seus empregos por causa das medidas de isolamento social para conter o covid-19.

Segundo os dados da OIT, as medidas de confinamento vai levarão cerca de milhões trabalhadores para a economia informal, pois mais de 460 milhões de empresas provavelmente fecharam suas portas ou vão demitir um número grande de funcionários.

Diante dessa catástrofe a OIT pede que se adote medidas de socorro para as empresas e para os trabalhadores, principalmente as pequenas empresas que fecharam as portas com a paralisação da economia.

As medidas que os governos em sua maioria estão fazendo servem apenas salvar os bancos e as grandes empresas, o capitalismo somente tem para oferecer é o desemprego, a fome e a morte pelo coronavírus. É um sistema incapaz de manter os seus próprios escravos tem de se derrubado.

No Brasil, o governo resolveu dar uma esmola de R$ 600,00 para que o povo não morra de fome, porém, mesmo essa ajuda não está chegando massivamente ao povo, por isso, é preciso mobilizar os setores populares a combater o governo Bolsonaro. Uma coisa que já ficou óbvia é que não é possível confiar nos governos para combater a grave crise econômica que assola o país.

Apelar para os governantes, com Bolsonaro e Trump é criminoso, pois eles somente querem salvar os bancos e as grandes empresas. Mais do que nunca, é preciso convocar os organismos de luta dos trabalhadores, e não suspender as assembleias e reuniões, como quer a direita (que só defende o seu direito de manifestação). Dessa forma, não há saída para os trabalhadores na política de conciliação com os golpistas. Neste cenário, alguns setores da esquerda prestam um grande desserviço quando afirmam que as medidas tomadas pelo governo golpista são uma vitória.

A política correta é mobilizar os setores populares em conselhos de saúde, para que haja uma paralisação de todos os setores econômicos até que sejam implementadas medidas eficazes de segurança, pela derrubada do governo Bolsonaro e o fim da espoliação dos recursos do povo pelos grandes capitalistas. Os governos capitalistas não vão fazer nada pela população.

Relacionadas