Mais de 200% de aumento no almoço do RU: Estudantes da Ufscar respondem com paralisação

capa-ufscar-paralisacao

O Campus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) teve paralisação das aulas durante a terça-feira, dia 8 de maio, por causa do aumento abusivo no valor das refeições do Restaurante Universitário (RU).

As refeições do RU de Sorocaba custam R$ 1,80, um preço módico feito para a comunidade universitária que na maior parte não tem ainda uma estrutura financeira sólida. Assim, as refeições de lá fazem parte do sistema de permanência estudantil, que é muito reduzido para o tamanho da demanda. Os já escassos recursos para atender aos estudantes mais necessitados vêm sofrendo cortes constantes pelos golpistas com o intuito de acabar extinguindo o direito à educação.

O movimento estudantil das universidades está se organizando para lutar contra o aprofundamento do desmonte da universidade pública promovido pelos golpistas. Na Universidade de Brasília (UnB) já há uma greve que foi realizada depois de um mês de ocupação da reitoria. Os estudantes da Ufscar em Sorocaba paralisaram as aulas do Campus por causa do aumento para 4 reais na refeição, um aumento de mais de 200%. Agora, as manifestações continuarão com assembleias e reuniões dos estudantes.