Mais de 10% dos acidentes de trabalho em Uberlândia são de responsabilidade dos frigoríficos

frigo

Conforme dados da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego da cidade de Uberlândia, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 4.596 acidentes ocorreram somente no ano de 2018.

Somente nos frigoríficos, setor industrial reconhecido como o principal ramo de atividades produtivas em número de acidentes e doenças ocupacionais, teve 480 acidentes. Esses dados estão bastante subestimados, o motivo é a sonegação de informações das empresas aos órgãos do governo, como o Instituto Nacional de Seguro social (INSS).

O gerente regional do Ministério do Trabalho, Juracy Alves dos Reis justifica e considera normal que tenha um número elevado de acidentes no município de Uberlândia dizendo que existem varias empresas e setores de atividades e, que é normal porque há um número grande de trabalhadores, ou seja, nas palavras do (MTE), os patrões não precisam se preocupar com as condições de proteção e segurança os seus funcionários.

Os patrões, visando unicamente o lucro, utilizam seus trabalhadores com uma peça, um objeto qualquer que, quando gasta, joga-se fora, trocando por outro.