Balanço do Brasileirão
Campeonato Brasileiro tem recorde de casos de COVID-19 na 21ª rodada, além de muitas vitórias de times visitantes e dois paulistas galgando degraus mais altos da classificação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Em0Fu-qWMAMGmSe (1)
Os maiores clubes do país em luta pelo Brasileirão e contra o coronavírus | twitter.com/SantosFC

No final de semana em que o contágio por coronavírus bateu recorde de infectados entre os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, tivemos a 21ª rodada da competição. O aumento do número de infecções por coronavírus no país nos últimos dias atingiu também o futebol com 43 jogadores e dois técnicos afastados com COVID-19.

O caso mais grave é o do Santos, com 11 atletas contaminados e o técnico Cuca, internado em São Paulo. Em mesma situação está o Coritiba, com sete jogadores infectados e também o treinador Rodrigo Santan. Palmeiras com cinco jogadores infectados, Vasco com quatro e Corinthians com dois. Até mesmo da seleção brasileira Gabriel Menino do Palmeiras foi cortado por estar com COVID-19.

Nos Campeonatos Brasileiros sub-17 e sub-20, os casos sobem dia após dia. Em monitoramento realizado pelo Ministério Público do Trabalho foram constatados 107 casos de COVID-19 em poucas rodadas de campeonato. Sendo 23 casos positivos de atletas no Brasileiro sub-17 – da segunda à nona rodada – e 84 no Brasileiro sub-20 – da primeira à nona rodada. Além de seis jovens atletas na seleção brasileira sub-17.

A pandemia dá goleada no futebol e também no povo, com mais de 165 mil mortos, em razão da total ausência de políticas dos governos federais, estaduais e municipais para conter o avanço da doença, um verdadeiro crime de Estado. No campeonato, apesar da doença, é o mais equilibrado campeonato do mundo com 8 equipes brigando pelo título, sinal evidente da força do futebol brasileiro.

No sábado, 14 de novembro, véspera das eleições no país, tivemos a realização parcial da 21ª rodada com 8 jogos

Em Recife, Sport Recife 0 x 2 Vasco da Gama. Nesta partida, o Sport Recife esperava manter sua pequena invencibilidade de três partidas, assim como seu goleiro sem ser vazado, não deu, o Vasco quebrou a invencibilidade do Leão, assim como saiu da triste sina de 9 jogos sem vencer e ainda com German Cano, artilheiro vascaíno voltando a marcar após 2 meses sem balançar as redes. Com o resultado momentaneamente o Vasco sai da zona de rebaixamento, indo para 15º lugar e o Sport fica na décima colocação.

Em Goiânia, Goiás 0 x 1 Athletico PR. Esta partida manteve a situação do Goiás de virtual rebaixado neste campeonato, com mais uma derrota em casa, o Goiás permanece com 12 pontos na última posição. Já o Athletico-PR, que com a vitória foi a 22 pontos, vai para a 16ª posição e respira fora da degola, ao menos até o fim da rodada, na segunda-feira.

Em Fortaleza, Fortaleza 2 x 3 São Paulo. Nesta partida, o Fortaleza pela primeira vez em campo sem Rogério Ceni, técnico hiper vitorioso com a equipe, viu a equipe do ex-goleiro, manter a excepcional arrancada das últimas dez rodadas e impor o ótimo placar como visitante. O São Paulo do técnico Fernando Diniz, que foi muito contestado pela torcida, começa a dar certo, levando a equipe tricolor a grandes vitórias. Sendo também que é a equipe com menos pontos perdidos entre todas do campeonato, estando credenciadíssimo a lutar pelo título que por sinal não vê desde 2008, há 12 anos.

Em Porto Alegre, Grêmio 4 x 2 Ceará. O Grêmio conseguiu a quarta vitória seguida e depois de um início de campeonato melancólico chegando a ficar na zona da degola, o time gaúcho arrancou para fazer frente com os demais grandes do país e brigar na parte de cima da tabela do Brasileirão. Já o Vovô, apelido carinhoso do Ceará, mantém-se em 13º lugar na região intermediária da tabela de classificação.

Em Santos, Santos 2 x 0 Internacional. Com a equipe santista contando com muitos desfalques por conta do COVID-19, onde até mesmo o técnico Cuca encontra-se internado, a equipe da baixada santista surpreendeu e venceu o poderoso Internacional do artilheiro Thiago Galhardo, convocado por Tite para os próximos jogos da seleção Brasileira pela eliminatória sul americana e se manteve em 7º lugar no campeonato, deixando o Inter na vice-liderança.

Em São Paulo, Corinthians 1 x 2 Atlético-MG. O Atlético-MG com uma virada sobre o Corinthians, por 2 a 1, na Neo Química Arena, em São Paulo, é novamente o líder do Campeonato Brasileiro, com 38 pontos em 20 jogos. A vitória do Galo, também foi a primeira na arena corinthiana construída para a Copa de 2014.  Em 8 jogos esta foi a primeira vitória do alvi-negro mineiro no estádio paulista. Já o Corinthians se mantém na incômoda 11º posição atrás de todos os seus grandes conterrâneos paulistas.

Em São Paulo, Palmeiras 2 x 0 Fluminense. O Palmeiras depois de demitir o técnico Wanderley Luxemburgo, após 3 derrotas seguidas, ser assumido interinamente pelo auxiliar Cebola que teve uma derrota e três vitórias e agora sob o comando do português Abel Ferreira engatou uma sequência de vitórias é o 5° colocado com um jogo a menos que o Flamengo e Internacional, podendo chegar na próxima rodada até mesmo a vice liderança. O diferencial do Palmeiras é o elenco repleto de bons jogadores com grande experiência e mais recentemente reforçado por vários atletas da base, que tem assumido papel de destaque, como o jovem Gabriel Menino que chegou na seleção brasileira, além de Veron, Wesley, Patrick de Paula e Danilo, mostrando que o diferencial do Brasil são os jogadores e não técnicos estrangeiros.

No Rio de janeiro Flamengo 1 x 1 Atlético GO. O Flamengo na estreia de Rogério Ceni, após o europeu Doment, demitido, condenar o Flamengo a várias goleadas humilhantes impostas por alguns rivais como São Paulo e Atlético MG, teve mais um grave tropeço e deixou escapar a vitória perante o Atlético Goianiense em pleno Maracanã. Com o resultado Flamengo que foi líder, perdeu posições e agora é o 4º colocado, já o Atlético GO, ganhou um importante ponto na luta contra a degola e ocupa a 14ª posição.

Na segunda feira dia 16 se completa a rodada com os seguintes jogos: em Curitiba, Coritiba x Bahia; e no Rio de Janeiro, Botafogo x Bragantino.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas