Maior bolha financeira da história está prestes a estourar

maior bolha financeira da historia esta prestes a estourar

A atual etapa do sistema capitalista em que vivemos, o Imperialismo, demarca o período de últimos respiros da burguesia. As classes dominantes não têm mais a capacidade de manter um regime estável, progressista (no quesito do desenvolvimento das forças produtivas) e relativamente democrático, como era o capitalismo de livre-mercado do século XIX. Há mais de cem anos, o capitalismo vem sofrendo com recessões, guerras, revoluções entre outros sinais de crise nunca antes visto pela história.

Obviamente, pode se tirar a conclusão que o capitalismo está falido, apodrecido por dentro. Assim sendo, não é de se espantar o anuncio da uma nova crise econômica iminente, que pode ser maior que todas as outras já ocorridas – 1929, crise de 74, 2008 etc. O que de um certo sentido é óbvio; a tendência do regime é cair cada vez mais, crescendo apenas artificialmente em um curto período.

Recentemente, saiu no jornal Russia Today, uma matéria avisando sobre a crise. Nela, estava escrito “o mercado de ações pode subir uma crise aguda até o final do ano porque as apreciações de valor têm atingido um nível desproporcional, segundo Paul Gambles”, um dos diretores da MBMG. Essas apreciações de valor que “têm atingido um nível desproporcional” é produto da especulação financeira, e o que conhecemos hoje como bolha econômica; é o que causou as últimas crises, inclusive a de 2008 que gerou uma gigantesca depredação do sistema capitalista internacional.

O membro da MBMG anunciou que desde da crise de 2008, a especulação financeira vem criando uma bolha ainda maior, em suas palavras “epic bubble levels” (Nível épico de Bolha, traduzindo ao pé da letra). “Isso é uma situação muito perigosa e está criando uma bolha, e esta bolha apenas vem crescendo e ficando cada vez maior. Não existe dúvida de que, em termos de especulação, estamos numa bolha de proporções épicas, provavelmente a maior de todos os tempos.”

Ainda segundo Gambles, estamos vivenciando uma situação similar à de 2007, antes da crise histórica do mercado financeiro em 2008.

Essas informações são extremamente importante para toda sociedade. Pois se à partir de 2008, vimos no mundo um crescente aprofundamento da crise política internacional, com goles de estado, revoluções, revoltas, guerras civis, imigração, desemprego, separatismo e assim por diante, estamos caminhando para um acirramento ainda maior desta crise e os resultados serão absolutamente perigosos, se não fatais.