Libertadores 2018 – Cruzeiro abre vantagem na partida de ida e encaminha a classificação

flamengo-x-cruzeiro-de-arrascaeta

No confronto envolvendo dois times de ponta do futebol nacional, em partida válida pelas oitavas de final da Taça Libertadores 2018, Flamengo e Cruzeiro realizaram uma grande partida no Maracanã, no primeiro jogo que decidirá quem passará às quartas de final da disputada  competição continental.

As duas equipes vem adotando a mesma estratégia, priorizando a competição continental. Os dois técnicos estão utilizando, em sua maioria, os reservas, para as disputas dos jogos do campeonato brasileiro.  Flamengo e Cruzeiro estão disputando também a Copa do Brasil, uma das competições de maior tradição, e também premiação, do calendário futebolístico nacional, que garante ao campeão, uma vaga na Libertadores do ano seguinte.

Na partida desta quarta-feira, realizada na casa dos rubro-negros, no Maracanã, num confronto de 180 minutos, o Cruzeiro levou a melhor, vencendo por 2 x 0 os flamenguistas. O time de Belo Horizonte realizou uma partida quase impecável, com muito boa organização tática, bloqueio das principais jogadas de criação do Flamengo, transição rápida da defesa para o ataque e bom aproveitamento das oportunidades de gol.

O time do técnico Mano Menezes foi eficiente em quase todos os fundamentos e assim não deu nenhuma chance ao adversário. Os gols saíram um em cada etapa. O uruguaio Arrascaeta inaugurou o placar logo nos minutos iniciais. Na etapa complementar, Thiago Neves ampliou, rompendo um longo jejum de partidas sem marcar.

O placar arrancado nesta primeira partida deixou o time azul da capital mineira em posição bastante favorável para garantir a classificação a próxima fase. Na segunda partida, a “Raposa” pode perder por uma diferença de até 1 (um) gol que ainda assegurará a classificação. Uma derrota pelo mesmo placar do Maracanã, por exemplo, levará a decisão para os pênaltis. A tarefa do Flamengo não chega a ser impossível, obviamente, mas é provável que nem mesmo o mais otimista dos rubro-negros esteja acreditando nesta possibilidade.