Siga o DCO nas redes sociais

Levante bem alto a sua bandeira nos atos de hoje
liberdade para lula
liberdade para lula

Chegou a hora, hoje é dia de paralisar as atividades no País inteiro e de sair às ruas para protestar contra o governo golpista e ilegítimo de Jair Bolsonaro. Dia de combater a reforma da Previdência da direita golpista, que quer roubar as aposentadorias dos trabalhadores brasileiros. Mas além disso, o movimento não se restringe a um único problema do governo. Muitos ataques do governo à população serão contestados hoje, por diversas organizações populares, operárias e partidárias de esquerda. Muitas pautas serão levadas às ruas, por muitas organizações diferentes. E uma palavra de ordem expressa a luta por todas essas pautas ao mesmo tempo: fora Bolsonaro!

Durante o começo dos atos contra Bolsonaro, nas semanas que antecederam a explosão contra o governo no dia 15 de maio, quando os trabalhadores e juventude tomaram as ruas, ressucitou-se a campanha contra partidos e bandeiras. Uma campanha que a direita usou em 2013 para anular a oposição à polícia de Alckmin e para forjar um movimento artificial contra Dilma Rousseff.

Sob argumentos como que só deveriam levantar suas bandeiras aqueles que participaram da “construção” do movimento, ou de que deveria ser respeitada a “autonomia” de determinados movimentos. Argumentos que servem de pretexto para a direita tentar tirar as bandeiras de esquerda da rua, já que a direita não tem condições de levar bandeiras em protestos com conteúdo social de verdade e com reivindicações populares.

Agora o objetivo é impedir o governo de continuar atacando as condições de vida dos trabalhadores. Um objetivo concreto. E para isso quanto mais gente melhor, para lotar as ruas contra o governo em um dia de greve geral. É dia do povo tomar as ruas, pelas lutas que atendem os interesses da maioria da população. Dia de luta democrática, com os métodos da classe trabalhadora. Por isso, todo apoio é bem vindo. Leve para rua sua reivindicação, e sua bandeira partidária, seja qual for o partido em que você se organiza. É hora das amplas massas derrubarem Bolsonaro, em um grande movimento democrático de trabalhadores e de suas organizações.