Reportagem exclusiva
Durante a transmissão do pronunciamento feito pelo presidente ilegítimo Jair Bolsonaro, o Fora Bolsonaro foi a principal palavra de ordem que apareceu no “chat”.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
bolsonaro
Protesto pelo "Fora Bolsonaro" em São Paulo. Foto: Reprodução |

Na noite da última terça-feira (24), o presidente ilegítimo Jair Bolsonaro fez mais um pronunciamento em rede nacional para tratar do avanço da pandemia do coronavírus. Indo na contramão dos acontecimentos e da própria imprensa burguesa, Bolsonaro comparou o novo coronavírus a uma gripezinha e defendeu o fim da quarentena.

As declarações mostraram mais uma vez que Bolsonaro é um inimigo dos trabalhadores e que seu único interesse é salvar os capitalistas do aprofundamento da crise econômica. Nesse sentido, contribuíram ainda mais para aumentar a revolta da população contra o governo ilegítimo. Em levantamento exclusivo feito pelo Diário da Causa Operária, mostraremos, nesta reportagem, que essa revolta fez com que o Fora Bolsonaro se tornasse a principal palavra de ordem que apareceu no chat do YouTube durante a transmissão do pronunciamento do presidente ilegítimo no canal TV BrasilGov.

No início, apenas os apoiadores

No início do chat, antes de começar o pronunciamento, basicamente apenas os apoiadores do presidente ilegítimo se manifestaram. Nada mais do que esperado — afinal, quem nutre ódio pelo governo Bolsonaro dificilmente estaria aguardando ansiosamente pelo início do discurso. A situação, no entanto, rapidamente mudaria.

Surgem as primeiras manifestações contra o governo

Antes dos 7 segundos, contudo, já começaram as manifestações contrárias ao governo Bolsonaro. Em vermelho, destacamos os momentos em que apareceram a palavra de ordem de Fora Bolsonaro. Em laranja, as demais manifestações contra o governo ilegítimo.

Reação dos bolsonaristas

Diante da enxurrada da grande quantidade de pessoas pedindo a derrubada do governo Bolsonaro, os bolsonaristas começaram a abrir mão de seus xingamentos tradicionais — como “luladrão” — para defender o governo. Destacamos esses momentos na cor verde.

Um balanço da discussão no chat

Em nosso levantamento, encontramos ao menos 160 ocorrências da palavra de ordem Fora Bolsonaro — incluindo variantes como Fora Bozo e Fora. Isso corresponde, aproximadamente, a 17% de todas as frases ditas no chat. Encontramos também 18 manifestações contra o governo Bolsonaro que não incluíam palavras de ordem a favor da derrubada do governo — a maioria consistia em chamar os bolsonaristas de gado.

O que o levantamento demonstra

A posição do governo Bolsonaro, abertamente contra os interesses da população e em favor dos capitalistas, tem tornado a situação ainda mais clara: para todos os que querem sobreviver diante do desenvolvimento da crise econômica e da pandemia do coronavírus, a única política viável que se coloca é o Fora Bolsonaro. Tanto é que os que se colocam contra o governo se mostram incapazes de mostrar outro caminho. Além disso, o fato de que a direita já começa a defender o mandato de Bolsonaro, com palavras de ordem como Fica Bolsonaro, demonstra que o Fora Bolsonaro é uma política real, concreta.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas