Siga o DCO nas redes sociais

Reportagem exclusiva
Levantamento do DCO mostra a popularidade do Fora Bolsonaro no YouTube
Durante a transmissão do pronunciamento feito pelo presidente ilegítimo Jair Bolsonaro, o Fora Bolsonaro foi a principal palavra de ordem que apareceu no “chat”.
bolsonaro
Reportagem exclusiva
Levantamento do DCO mostra a popularidade do Fora Bolsonaro no YouTube
Durante a transmissão do pronunciamento feito pelo presidente ilegítimo Jair Bolsonaro, o Fora Bolsonaro foi a principal palavra de ordem que apareceu no “chat”.
Protesto pelo “Fora Bolsonaro” em São Paulo. Foto: Reprodução
bolsonaro
Protesto pelo “Fora Bolsonaro” em São Paulo. Foto: Reprodução

Na noite da última terça-feira (24), o presidente ilegítimo Jair Bolsonaro fez mais um pronunciamento em rede nacional para tratar do avanço da pandemia do coronavírus. Indo na contramão dos acontecimentos e da própria imprensa burguesa, Bolsonaro comparou o novo coronavírus a uma gripezinha e defendeu o fim da quarentena.

As declarações mostraram mais uma vez que Bolsonaro é um inimigo dos trabalhadores e que seu único interesse é salvar os capitalistas do aprofundamento da crise econômica. Nesse sentido, contribuíram ainda mais para aumentar a revolta da população contra o governo ilegítimo. Em levantamento exclusivo feito pelo Diário da Causa Operária, mostraremos, nesta reportagem, que essa revolta fez com que o Fora Bolsonaro se tornasse a principal palavra de ordem que apareceu no chat do YouTube durante a transmissão do pronunciamento do presidente ilegítimo no canal TV BrasilGov.

No início, apenas os apoiadores

No início do chat, antes de começar o pronunciamento, basicamente apenas os apoiadores do presidente ilegítimo se manifestaram. Nada mais do que esperado — afinal, quem nutre ódio pelo governo Bolsonaro dificilmente estaria aguardando ansiosamente pelo início do discurso. A situação, no entanto, rapidamente mudaria.

Surgem as primeiras manifestações contra o governo

Antes dos 7 segundos, contudo, já começaram as manifestações contrárias ao governo Bolsonaro. Em vermelho, destacamos os momentos em que apareceram a palavra de ordem de Fora Bolsonaro. Em laranja, as demais manifestações contra o governo ilegítimo.

Reação dos bolsonaristas

Diante da enxurrada da grande quantidade de pessoas pedindo a derrubada do governo Bolsonaro, os bolsonaristas começaram a abrir mão de seus xingamentos tradicionais — como “luladrão” — para defender o governo. Destacamos esses momentos na cor verde.

Um balanço da discussão no chat

Em nosso levantamento, encontramos ao menos 160 ocorrências da palavra de ordem Fora Bolsonaro — incluindo variantes como Fora Bozo e Fora. Isso corresponde, aproximadamente, a 17% de todas as frases ditas no chat. Encontramos também 18 manifestações contra o governo Bolsonaro que não incluíam palavras de ordem a favor da derrubada do governo — a maioria consistia em chamar os bolsonaristas de gado.

O que o levantamento demonstra

A posição do governo Bolsonaro, abertamente contra os interesses da população e em favor dos capitalistas, tem tornado a situação ainda mais clara: para todos os que querem sobreviver diante do desenvolvimento da crise econômica e da pandemia do coronavírus, a única política viável que se coloca é o Fora Bolsonaro. Tanto é que os que se colocam contra o governo se mostram incapazes de mostrar outro caminho. Além disso, o fato de que a direita já começa a defender o mandato de Bolsonaro, com palavras de ordem como Fica Bolsonaro, demonstra que o Fora Bolsonaro é uma política real, concreta.