Lançado o Comitê pelo Congresso do Povo do Centro de São Paulo

P_20180628_202218

Foi realizado no dia 28 de Junho, na sede do Sindicato dos Petroleiros do Estado de São Paulo, o lançamento do Comitê Congresso do Povo do Centro de São Paulo.

O evento foi uma etapa preparatória para a realização da etapa nacional do Congresso do Povo que pretende reunir todos movimentos sociais de trabalhadores no Brasil para discutir e organizar a mobilização da classe trabalhadora brasileira para o próximo período.

No lançamento do Comitê estiveram presentes diversas entidades de trabalhadores tais como o Sindicato dos Petroleiros, o MPA (Movimento do Pequeno Agricultor), a Marcha Mundial de Mulheres, Movimentos de luta por moradia, o jornal Brasil de Fato, o PCO, o PT, o Levante Popular da Juventude, o movimento de trabalhadores da justiça, o “Judiciário Progressista” entre outros.

Na discussão realizada pelo comitê foi marcante a utilização da preparação para a etapa Nacional do Congresso do Povo como um passo no sentido de mobilizar os trabalhadores brasileiros no sentido de denunciar os ataques promovidos pelos governos golpistas. Além disso, não há data para terminar a mobilização em torno do Comitê, já que estamos entrando em uma etapa de grandes mobilizações do povo brasileiro.

Foi levantado a necessidade de mobilizar o povo do Centro da Capital em torno de graves problemas que atingem essa região de São Paulo tais como a falta de moradia, o que leva à marginalização de pessoas morando na rua, assim como a situação de precariedade e discriminação que vivem a população imigrante. Com o agravamento da crise econômica esses problemas vêm se intensificando.

Os companheiros militantes do PCO defenderam a necessidade de uma agitação permanente no Centro como forma de libertar Lula e os demais presos políticos, derrotar o golpe e eleger Lula presidente. Além disso, a mobilização que precede o congresso será importante para preparação de uma greve geral no país. Foi reforçado também o convite para participação na Conferência Nacional dos Comitês de Luta Contra o Golpe nos dias 21 e 22 de Julho, que será um marco na organização da luta contra o golpe de Estado.