Protestos dos indígenas

Justiça golpista irá aplicar multa contra indígenas Kayapó

A justiça golpista estipulou uma multa de R$10 mil para os indígenas Kayapó caso eles contineum com o bloqueio realizado na BR 163, que começou na segunda-feira (17)

A golpista justiça federal determinou a retirada do bloqueio montada por indígenas kayapó na rodovia BR 163, que fica no município Novo Progresso (PA). Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa diária de R$10 mil.

A estrada estava bloqueada desde a segunda-feira (17), em protesto contra a falta de ação contra o desmatamento ilegal, a invasão de madeireiros, garimpeiros, pescadores e caçadores e a falta de apoio no enfrentamento à pandemia nas terras indígenas onde vive o povo kayapó.

A decisão é importante porque revela de maneira cristalina o papel da justiça golpista em submeter os indígenas, os trabalhadores e todos os explorados sob as piores condições durante a pandemia. A justiça age com bastante celeridade para criminalizar os protestos legítimos e com sua famosa letargia para garantir a sobrevivência do povo.

As últimas decisão do STF em relação ao povo indígena, inclusive, são uma verdadeira farsa. Se há alguma crítica por parte da corte em relação a como o governo Bolsonaro está conduzindo a crise sanitária, isso é apenas um efeito sanitário, resultado na crise do bloco golpista. No que é fundamental, a justiça e o governo têm o mesmo plano, matar o povo em benefício dos capitalistas.

Gostou do artigo? Faça uma doação!