Conheça jornal interno do PCO
Retomada a iniciativa do PCO para o lançamento da segunda edição do Jornal Partido, não só para militantes, mas para todos os filiados ao partido.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
WhatsApp Image 2020-11-03 at 18.28.35
Capa do Jornal Partido, Ano 1 - Nº 2 - 31 de outubro de 2020 | Foto: Reprodução

O Partido da Causa Operária (PCO) voltará a lançar seu  jornal interno, não só para os militantes, mas direcionado a todos os filiados, o Jornal Partido. A iniciativa é antiga dentro do partido, e foi retomada com a segunda edição do jornal para honrar com a crescimento partidário dos últimos tempos e a dedicação PCO em travar a luta política contra a ideologia burguesa, causadora da desagregação e do desencorajamento da classe trabalhadora dentro e fora das organizações políticas. 

Seu objetivo é, em conjunto com todas as frentes de propaganda e agitação do PCO, estreitar as relações, informar e integrar as pessoas ao partido. Por isso, sua publicação contará com matérias exclusivas e regularidade semanal, com acesso via internet ou impresso, trazendo à clareza política necessária para que os militantes e filiados estejam preparados para enfrentar não só a nefasta imprensa burguesa, mas a ascensão do fascismo do País.

Nesta segunda edição, retomada no empenho do trabalho militante do partido, encontram-se os seguintes tópicos quentes para leitura e discussão:

Em debate;

O que está por trás da campanha pró-stalinismo?

Na falta de argumentos e de colocações políticas para a esquerda defender sua traição à classe trabalhadora pela aliança com a burguesia, levante-se o mito do stalinismo para combater a política revolucionária do PCO. Aqui o jornal esclarece aos partidários o que foi verdadeiramente o stalinismo e a natureza desse debate chamado pelos defensores da frente ampla. Para criar uma alternativa independente para os trabalhadores, a esquerda precisa reconhecer objetivamente as correntes revisionistas do marxismo na história, para assim combatê-las e não ficar a reboque da política da direita.

Caso Robinho e os direitos democráticos

Nesta matéria é evidenciado o caráter bolsonarista assumido pela esquerda na defesa do fortalecimento do direito penal, política extremamente custosa para si e para todos os oprimidos. Com as atuais polêmicas em relação ao caso de Robinho, que foi linchado publicamente mesmo estando em primeira instância de seu julgamento, a situação coloca uma questão fundamental para travar a luta política, o problema do identitarismo e do sistema penal. Pedir a cabeça de Robinho, ou qualquer outra, na histeria de uma decisão precipitada e independente da dignidade humana, nunca trouxe nada para o avanço na luta dos oprimidos, pelo contrário.

Frente Ampla: uma tática da burguesia para colocar a esquerda a seu reboque

Um panorama geral e histórico sobre a formação da frente ampla no País e suas consequências catastróficas para a classe trabalhadora. A esse respeito o jornal explica em detalhes sobre as posições direitistas da esquerda que alimentam a ilusão eleitoral, para desmantelar o PT e fundamentar o golpe. Em contraposição, é preciso responder com a  construção do partido operário revolucionário, o PCO, na organização de uma frente única de luta da esquerda e do povo para derrubar o governo e combater a extrema direita.

Eleições 2020

O PCO é o terceiro partido com mais candidatos nas capitais, o crescimento do partido se dá pela atual situação política, em que o povo se radicaliza contra as medidas fascistas da direita. 

Neste tópico você encontra denúncias sobre como o partido é perseguido nas eleições antidemocráticas, todos os materiais eleitorais publicados pelo partido, além da lista nacional de todos os candidatos do partido.

Imprensa Operária 

Nesta edição está colocada toda a programação da COTV, único órgão 24 horas da esquerda nacional.

Teoria

No jornal Partido, serão publicados textos teóricos da mesma linha que publicamos textos internamente para os militantes. 

Como está explicado no órgão, “Neste momento está em discussão nas células partidárias o livro A luta por um partido proletário, de James P. Canon. A proposta é publicar um capítulo por edição para que todos possam acompanhar e tenham tempo para ler todo o capítulo. 

Diante do momento em que o partido atravessa, julgamos oportuna essa discussão para todos os filiados. Cannon foi um importante revolucionário trotskista norte-americano, fundador do Partido Socialista dos Trabalhadores (SWP sigla em inglês). Em estreita ligação com o próprio Trótski escreveu esse documento, que se tornou um verdadeiro manual de construção de um partido operário e uma crítica exaustiva da conduta do pequeno-burguês dentro de um partido operário. O texto é uma das pérolas escondidas do movimento trotskista mundial. Pouco conhecido no mundo, com exceção dos Estados Unidos, tendo sido publicado em poucas línguas, até agora não foi encontrada tradução em português, tendo a direção do Partido produzido esta. 

Sobre a obra, Leon Trotski disse: “É a escrita de um verdadeiro líder de trabalhadores. Se a discussão não tivesse gerado nada além deste documento, seria justificado.” A luta por um partido proletário

Loja do PCO

Por todo o jornal, o leitor encontra anúncios, promoções, e notícias sobre a loja oficial do PCO. Fundamental para a campanha financeira e o crescimento do partido, “alternativa concreta de estruturação de um trabalho profissional para o Partido”.

Além de todas essas sessões, o jornal Partido também conta com uma sessão de humor, com os memes, charges e tirinhas produzidas pelos próprios militantes. Textos sobre os coletivos partidários – Mulheres, Negros, Juventude, Sindical e Cultural – e sua atuação na situação política, abertos para todos os interessados.

Finalmente, como o PCO é um partido militante, o jornal também apresenta todas as atividades do partido e como participar de cada uma delas Por isso, filie-se ao PCO e conheça nosso novo jornal partidário, que será disponível pela internet ou impresso, com regularidade semanal.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas