Caderno Cultural
Maior jornal operário e de toda esquerda em circulação, o Jornal da Causa Operária lança seu terceiro caderno, este voltado para a cultura, a teoria e a história
Jornal Causa Operária
Jornal Causa Operária, em circulação desde 1979, agora com três cadernos. | Fotos: Eduardo Vasco/PCO
Jornal Causa Operária
Jornal Causa Operária, em circulação desde 1979, agora com três cadernos. | Fotos: Eduardo Vasco/PCO

O Jornal Causa Operária premia toda a classe trabalhadora com mais um caderno em seu jornal, o terceiro caderno, que será voltado para a cultura, teoria e história. O primeiro caderno do jornal aborda os principais temas da política e as polêmicas. O Segundo trata das análises internacionais e os movimentos sindicais, dos negros, das mulheres e da juventude.

O terceiro caderno irá aprofundar o debate sobre cultura com uma visão marxista, sempre esclarecendo, levantando polêmica e criticando o sistema capitalista que explora material e culturalmente a classe trabalhadora. A polêmica e a crítica são características de um  jornal marxista, cuja função primordial é divulgar informações, formar culturalmente e mobilizar os operários para suas lutas.

O Jornal da Causa Operária foi fundado em 1979. É o jornal mais antigo da esquerda brasileira em circulação. A cada dia, acompanhando o crescimento do partido, o jornal aumenta sua circulação e suas vendas.

O Jornal Causa Operária, editado e conduzido por seus próprios militantes de todas as faixas etárias, continua conhecido por suas posições revolucionárias, marxista-trotskistas em prol dos operários e da luta contra o capitalismo e pela implantação do socialismo. Várias polêmicas abordadas no jornal são destaques na imprensa nacional e entre os políticos burgueses, os quais estão sempre atacando o jornal e o partido.

Para defender seu programa, o Partido da Causa Operária promove palestras e cursos de teoria e formação marxista, como os promovidos pela Universidade Marxista e os vários programas na plataforma do youtube e também em sites, onde temos um Diário da Causa Operária, jornal online no ar desde 2004, com bastante acesso diário e com várias matérias. Em 2021, desde 05 de janeiro, o PCO vem promovendo o maior curso sobre o Stalinismo no mundo, com 40 horas de aula e mais de mil inscritos. Todos esses cursos e eventos do partido são resenhados no Jornal da Causa Operária e no seu Diário Causa Operária. O Diário online, no ano passado, sofreu um severo ataque de hacker, perdendo várias matérias. O ataque fascista, provavelmente promovido pelos atuais reacionários que estão no poder, está sendo apurado, pois esse tipo de ação é um sinal de futuros ataques para toda a imprensa livre no país.

O terceiro caderno do Jornal Causa Operária chega em importante momento para que possamos esclarecer, em um caderno a mais, os diversos temas culturais e históricos da atualidade. Temas como identitarismo como política burguesa para controlar a população; o futebol brasileiro atacado pelo capitalismo das grandes empresas de futebol; a descriminalização do aborto e do uso de drogas, a questão da maioridade penal e do armamento da população, o monopólio das comunicações e o ataque da grande mídia à liberdade de expressão, o desprezo da burguesia pela nossa cultura, dentre outros temas, serão abordados no importante caderno 3.

A história do Brasil também precisa ser abordada com uma visão marxista, enfatizando a importância das lutas populares na formação histórica da sociedade brasileira. É comum vermos análises históricas que desprezam a atuação do povo brasileiro da Colônia à República. O povo é sempre colocado de forma passiva. Esse caderno 3 fará a desmistificação da história burguesa do Brasil e trará à superfície a importância e a luta do povo brasileiro, sempre explorado, mas nunca passivo como quer nos passar a história tradicional.  A abordagem será acompanhada do contexto histórico-global dos eventos.

Adquiram já sua edição, façam suas assinaturas, ajudem os militantes a vender e ampliar a circulação desse importante meio de comunicação operária e marxista.

Relacionadas
Send this to a friend