Siga o DCO nas redes sociais

Irã está pronto a enviar navios de guerra para resgatar petroleiro
grace 1 gibraltar petroleiro iran
Irã está pronto a enviar navios de guerra para resgatar petroleiro
grace 1 gibraltar petroleiro iran

Há cerca de um mês, autoridades britânicas detiveram o petroleiro Grace 1, vindo do Irã, que cruzava o estreito de Gibraltar em direção à Síria. A manobra foi justificada em nome das sanções que a União Europeia tem contra o governo sírio. Além do navio, quatro tripulantes foram detidos.

Em resposta, o Irã também embargou um petroleiro no Golfo Pérsico. A medida parece ter funcionado e, nesta quinta-feira (15/8), o embaixador do Irã em Londres declarou que o petroleiro deixaria Gibraltar.

A medida foi considerada uma vitória para a diploacia iraniana, e um fracasso para a Casa Branca. No sábado, os EUA emitiram ordem de apreensão do petroleiro, mas as autoridades de Gibraltar se recusaram a cumpri-las, por serem diferentes das sanções da União Europeia.

O petroleiro e a tripulação já foram liberadas e já seguem viagem. Diante das reclamações do governo norte-americano, o almirante Hossein Khanzad afirmou que a marinha iraniana está pronta para enviar navios de guerra que escoltem o petroleiro, caso ocorra qualquer tentativa de intervenção estrangeira.

O fato pode ser considerado uma vitória iraniana contra os embargos norte-americanos. A não-obediência imediata da União Europeia também mostra como os EUA têm dificuldade de atuar como o xerife do mundo, e mesmo entre seus principais aliados, parece ficar isolado na guerra contra o país. A resistência iraniana ajuda a desmoralizar o imperialismo norte-americano e motiva a independência de outros países menores. Todo apoio ao Irã, contra os embargos criminosos dos imperialistas!

Leia Também  EUA têm mais de 40 milhões de pedidos de seguro-desemprego
 



0 Shares
Share via
Copy link