Greve Geral
O setor de máquinas está aproveitando-se da crise e da pandemia para demitir milhares de funcionários
Uma funcionária trabalha num peça de uma câmara fotográfica na fábrica da Leica, Famalicão, 12 de março de 2012. (ACOMPANHA TEXTO) JOSE COELHO / LUSA
Agência Brasil-EBC |

Com a pandemia,  a direita golpista que está jogando todo o ônus da crise para os trabalhadores. Agora é o setor de máquinas vem demitindo milhares de funcionários.

A desculpa do setor é caiu a procura por máquinas e o faturamento está menor. A empresa Maquigeral demitiu 170 funcionários no mês de março, porém o isolamento social começou no dia 20 de março, como os lucros já tinha diminuido?

Os demais empresários do ramo “prevendo” que teria uma baixa em seus lucros já demitiu cerca de mais de 11 mil demissões entre 30 de março e 3 de abril,conforme os dados levantados pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

As industrias e todos os capitalistas estão aproveitando-se da pandemia para aumentar a exploração de seus funcionários, demitir a maioria, diminuir os salários dos que vão continuar trabalhando e tirar os direitos trabalhistas como férias, décimo terceiro, descanso remunerado,entre outros.

Precisa colocar em xeque o governo golpista que protege as indústrias e os bancos, que os capitalistas pagem pela crise, é preciso garantir os empregos e os salários dos trabalhadores.

A esmola que será dada pelo governo não garante o sustento das famílias e preciso pagar os salários integrais até dezembro de 2020, proibir as demissões, garantir água e luz gratuitamente até o final do ano, licença saúde paga para os afetados,redução da jornada de trabalho, escala movél de trabalho, que os bancos e os golpistas pagem pela crise.

É preciso que os sindicatos abram suas portas e os trabalhadores que ainda estão empregados comecem uma greve e todos inclusive os demitidos ocupem as fábricas, é preciso estatizar as fábricas falidas, ocupar as fábricas que gênero de primeira necessidade. Os sindicalistas devem reagir, pois o STF aprovou o acordo individual superior ao coletivo. Os golpistas estão trabalhando para neutralizar os sindicatos.

Somente a mobilização da classe operária vai colocar em xeque o governo golpistas, a direita está querendo dizimar a classe operária, reduzi-la aos tempos que nem existia sindicatos, porém a classe operária tem a experiência de mais de 100 anos de luta, principalmente as lições da Revolução Russa.

 

Relacionadas