Inadimplentes reincidentes em alta: mais de 63 milhões de brasileiros com mês atrasado

A política catastrófica da direita golpista para economia está produzindo os seus resultados negativos para milhares de trabalhadores brasileiros, isso fica claro quando se observa os índices divulgados pelos institutos de economia. Um destes dados diz respeito a inadimplência. Segundo a empresa de Serasian Experian o número de brasileiros com dívidas bateu recorde no mês de abril, atingindo a casa de 63,2 milhões de pessoas.

O aumento mais significativo foi no número de pessoas que haviam conseguido quitar as suas dividas nos últimos 12 meses, porém retornaram para a inadimplência ao longo desse período, o índice passou de 24,8% em abril de 2018, para 27% em abril deste ano.

O endividamento em massa da população é um reflexo da política de terra arrasada do governo golpista, de Temer e de Bolsonaro, contra a economia nacional e as condições de vida do povo. Um dado que demonstra este fato é o crescimento praticamente nulo do PIB nacional deste anos. Este fato não é ocultado nem pela própria imprensa golpista, o que mostra a total falência da política golpista.

O desemprego também é outro fator que contribui para o endividamento e a situação de cada vez mais miséria da população brasileira. O número de pessoas sem emprego no país está na casa de 13,2 milhões de pessoas e sem qualquer perspectiva de redução. Soma-se a isso o corte generalizado nos investimentos sociais, como saúde, moradia, educação, o fim dos direitos trabalhistas e da própria previdência.

É uma verdadeira política de guerra contra o povo, que precisa ser combatida o quanto antes. A única saída é a mobilização popular, como já ficou provado nas gigantescas mobilizações ocorridas em maio e junho. É preciso impulsionar essa luta nos bairros, fábricas, escolas, universidades, nos locais de trabalho. É necessário colocar abaixo o regime golpista, uma verdadeira máquina de extermínio do povo brasileiro.

 

Gostou do artigo? Faça uma doação!